Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 26 de abril de 2009

Gripe suína: casos não param de aumentar, mundo em alerta

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificar o surto de gripe suína como uma emergência de saúde pública internacional e anunciar que tem potencial de virar pandemia, vários países entraram em estado de alerta.

Surto de Gripe Suína

Nos Estados Unidos foram confirmados 29 casos e foi decretado o estado de emergência na saúde norte-americana. No México, onde as autoridades falam de 81mortes suspeitas com o vírus de gripe suína, foram adoptadas medidas extremas por forma a evitar contactos de proximidade e em espaços fechados.

No Canadá há seis casos confirmados em estudantes recém-chegados do México. Na Nova Zelândia, um grupo de dez estudantes pode ter contraído a gripe suína e está de quarentena. Em Israel, um homem foi internado num hospital da cidade de Netânia, a norte de Telavive, com sintomas de gripe. Tinha regressado recentemente do México.

Na Europa, as autoridades francesas examinam dois casos suspeitos de gripe suína, e em Espanha há seis suspeitos. Todos os casos foram notados em pessoas recém-chegadas do México.

A Rússia já adoptou «medidas especiais de controle» em aeroportos para passageiros que regressam dos EUA. O Brasil, por seu lado, intensificou o monitoramento nos aeroportos para evitar a entrada de pessoas infectadas, nos voos provenientes do México e dos Estados Unidos .

Os Aeroportos da Ásia - Hong Kong, Malásia, Coreia do Sul e Japão - também criaram postos de controle para evitar a entrada da gripe suína. Depois de aterrarem, os passageiros passam por uma verificação de sintomas - que são similares ao da gripe comum, porém mais agudos. Na Argentina, as atenções estão viradas também para os passageiros provenientes do México.

Em Portugal, o Governo desaconselha viagens ao México, garante estar alerta e dá indicações sobre como agir.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário