Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Obama diz que Brasil é potência e quer ser parceiro de Lula

México - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira em entrevista à CNN em Español que ele e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, deveriam ser parceiros. Obama chamou o Brasil de "potência econômica" e afirmou que o País é importante para o cenário mundial.

"Estamos no século XXI, os tempos mudaram. Há países como o Brasil que são uma potência econômica e são participantes importantes no cenário mundial. Minha relação com Lula é a relação entre dois líderes de países grandes, e que ambos querem resolver problemas e criar oportunidades para nossos povos. Deveremos ser parceiros e não há parceiros mais importantes que outros", disse Obama.

O presidente fez as afirmações ao ser questionado sobre o sentimento antiamericano que há em alguns países da América Latina. Obama afirmou que esse sentimento se construiu ao longo dos tempos, retirando a culpa de antecessor, George W. Bush. O presidente também afirmou que os Estados Unidos não devem dizer aos outros países como lidar com seus assuntos, quando perguntado sobre os países da América do Sul que alteraram suas constituições.

Obama iniciou uma visita oficial ao México, a primeira a um país da América Latina. Ele deverá se encontrar com o presidente Lula em Trinidad e Tobago, onde participará da 5ª Cúpula das Américas.

No começo do mês Obama e Lula encontraram-se antes da abertura do encontro do G20, em Londres, e o presidente norte-americano declarou que era o "mais popular da terra ".

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário