Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Fiji: presidente revoga constituição e assume todos os poderes

O presidente das ilhas Fiji, Ratu Josefa Iloilo, revogou a constituição do país e assumiu todos os poderes. Esta decisão surge um dia depois do actual governo militar, que chegou ao poder através de um golpe de estado, em 2006, ter sido declarado ilegal por ordem judicial.
  • Fiji
O anúncio de Iloilo foi feito através de uma mensagem televisiva ao país. Nela, o presidente deu conta da revogação da constituição, da demissão de todos os juízes e de que passaria a assumir todos os poderes governativos.

Esta declaração foi feita após um encontro com o chefe do exército, Frank Bainimarama, que liderava o executivo saído do golpe de Estado.

De acordo com o jornal «Fiji Times Online», Ratu Iloilo disse que só haverá eleições legislativas em 2014 - e não este ano como previa a constituição que vigorou até agora -, porque serão necessários cinco anos para executar as reformas necessárias nas Fiji.

A publicação electrónica aponta ainda que o presidente apelou a todos os cidadãos para «trabalharem» com ele com o «governo interino que irá ser nomeado em breve».

Iloilo disse ainda que nos próximos dias vão ser divulgados novos decretos legislativos para instaurar uma nova ordem legal, necessária após a revogação da constituição.

O jornal refere ainda que o presidente disse ter todo o apoio das forças de segurança fijianas e que ordenou a Frank Bainimarama que tomasse «todos as medidas razoáveis» para assegurar a manutenção da paz.

IOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário