Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Jovens suíços redescobrem a fé

Dois terços dos jovens suíços entre 13 e 26 anos acreditam na existência de Deus, mas poucos frequentam as igrejas, segundo revela um estudo do Fundo Nacional Suíço.

Igreja pentecostal ICF tenta atrair jovens com "culto-show" em Zurique.
Legenda da foto: Igreja pentecostal ICF tenta atrair jovens com "culto-show" em Zurique.


Também os adultos redescobrem a religião. O número de ingressos na Igreja Evangélica Reformada da Suíça aumentou em 2008.

Mais de 60% dos teenagers da Suíça de língua alemã – onde vive 60% da população do país – acreditam na existência de um poder sobrenatural. Apenas um e cada seis jovens considera-se ateísta.

Esse é o surpreendente resultado de uma pesquisa nacional sobre "Religiões na Suíça" realizada junto a 748 jovens na faixa etária de 13 a 16 anos.

Segundo os resultados divulgados pelo jornal Sonntag, 21,9% responderam que acreditam "muito" na existência de Deus e outros 41,7% disseram crer "bastante/médio" na existência de Deus ou de algo divino.

"É falsa a tese de que os jovens tenham virado as costas para a religião", afirmou ao jornal Christoph Morgenthaler, do Instituto de Teologia Prática da Universidade de Berna e responsável pelo estudo.

Suíços dizem que são religiosos
ZoomSuíços dizem que são religiosos

Muçulmanos e pentecostais vão mais aos cultos

O percentual de meninas que crêem em um deus é levemente superior ao de meninos. Os resultados da sondagem são definitivos, mas o estudo como um todo ainda não foi concluído.

De acordo com a pesquisa, a fé difere entre as confissões religiosas: entre teenagers católicos é mais forte do que entre os evangélicos reformados. Mais fervorosos ainda são os jovens muçulmanos. Os adeptos das igrejas pentecostais são disparados os que mais crêem.

Os muçulmanos e os pentecostais também são os que mais freqüentam seus cultos religiosos. Os demais jovens diferenciam muito entre sua fé pessoal e a atuação numa igreja – esta última é considerada out.

Presença das igrejas na Suíça
ZoomPresença das igrejas na Suíça

Fé e horóscopo

Segundo Morgenthaler, a maioria dos jovens assume valores religiosos tradicionais. Há mais teenagers que acreditam em anjos do que em horóscopo.

A fé, porém, não é motivo para ir à igreja. "Participar de um culto religioso implica um esforço que inclui, por exemplo, levantar cedo", explica Morgenthaler.

A pastora mais jovem da suíça, Anja Niederhauser, de 29 anos, tem uma outra explicação para essa contradição. "Os jovens estão interessados em temas religiosos, mas não querem ser vinculados demais à Igreja e à Bíblia."

Não só entre os jovens a religiosidade parece voltar à moda. Segundo o jornal NZZ am Sonntag, no ano passado, aumentou em vários cantões (estados) suíços o número de ingressos de adultos na Igreja Evangélica Reformada.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário