Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Menina de 8 anos obrigada a ficar casada com homem de 47

Um juiz saudita proibiu pela segunda vez que uma criança de oito anos se divorcie do marido de 47. segundo a «CNN», que cita um familiar da mãe da menina, o xeque Habib Al-Habib determinou este sábado que a menina deve permanecer casada.
Divórcio

O juiz já tinha recusado um pedido de anulação do casamento, feito pela mãe em 2008, quando o caso foi divulgado na imprensa e gerou críticas de grupos de direitos humanos.

O juiz alega que a mãe, separada do pai da menina, não é guardiã legal e não pode representá-la. O marido da menina afirmou que não vai manter relações sexuais com a crianças - e assim consumar o casamento - até que ela atinja a puberdade.

O casamento, segundo o advogado da mãe, foi arranjado pelo pai da menina em pagamento de uma dívida.

A Sociedade de Defesa dos Direitos da Mulher, na Arábia Saudita, criticou a decisão do juiz e disse que o casamento viola os direitos básicos da criança.

Também a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) expressou a sua preocupação com a decisão dos tribunais de não anular o casamento. Segundo a directora-executiva Ann Veneman o caso configura uma violação dos direitos da menor.

«Não importam as circunstâncias, o casamento de um menor é uma violação de direitos humanos», disse em comunicado. Veneman lembrou que o direito a um casamento livre e consentido «está presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos». «Este consentimento não pode ser completo e livre quando uma das partes do casamento é jovem demais para tomar uma decisão consciente», disse.

A directora-executiva do Unicef pediu o fim dos casamentos de menores de idade devido às suas consequências a longo prazo. «Estes casamentos podem resultar num dano emocional, físico e psicológico para a criança», concluiu.

IOL



Um comentário:

  1. acho isso um absurdo. por que a manina nao tem idade nem para namorar direito vai ter idade para se casar com um velho!!

    ResponderExcluir