Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

58 graus negativos

Na Iakútia, república do Extremo Oriente russo, escolas encerraram e aumentou a afluência aos hospitais.
  • Serra da Estrela

O mercúrio dos termómetros desceu esta quinta-feira aos 58 graus negativos, na Iakútia, república do Extremo Oriente russo, mas está ainda longe do recorde, segundo explicou à agência noticiosa Ria-Novosti um funcionário da Direcção de Meteorologia dessa região.

A mesma fonte refere que o «pólo do frio», onde se registam as temperaturas mais baixas, do Hemisfério Norte se deslocou mais para o sul. «Na localidade de Oimiakon, que foi sempre considerado o «pólo do frio» no Hemisfério Norte, faz mais calor: 57 graus negativos. Nas regiões centrais da Iakútia, observam-se temperaturas normais para Dezembro: entre os 50 e os 55 graus abaixo do zero», afirmou.

Este responsável sublinhou ainda que o frio intenso obrigou ao encerramento de muitas escolas e ao aumento do trabalho nos postos médicos e hospitais. «Estão a entrar numerosas pessoas com fortes resfriamentos nas enfermarias de queimaduras», acrescentou.

Segundo a Direcção de Metereologia da Iakútia, esta república da Rússia é caracterizada por um clima extremamente continental, com longo Inverno e Verão muito curto.

A amplitude máxima das temperaturas médias do mês mais frio, Janeiro, e do mais quente, Julho, é de 70 a 75 graus centígrados. Nas montanhas e estreitos, o mercúrio do termómetro pode descer até aos 70 graus negativos.

Entretanto, Moscovo e outras regiões da parte ocidental da Rússia continuam à espera de neve. Numa altura em que a capital russa já devia estar coberta por um manto branco, vê-se apenas uma fina camada de cristais brancos que o Serviço Metereológico da Rússia afirmou serem de «origem tecnogénica». Os meteorologistas prometeram «neve a sério» apenas para o fim do mês.

IOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário