Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Controle Absoluto do cidadão - Se a Famila pode, quem não pode?

A família e os amigos? Isso parece mais um disfarce a caminho do controle total do cidadão e sua privacidade. O direito do cidadão de ir e vir, acabou-se, estamos nas mãos dos poderosos controlados por um poder maior. Estamos sendo monitorados, inclusive agora quando escrevo este post. A moda hoje é controle, chip, satélite, facilidades e avanços tecnológicos, tudo isso nas mãos de poucos, disfarçado de facilidades, conforto e qualidade de vida.

Google lançou nesta quarta-feira passada um software que permite que os usuários de celulares e outros dispositivos móveis possam compartilhar automaticamente sua localização com a família e amigos.


Depois de assistir ao thriller de Steven Spielberg "Controle Absoluto" (Eagle Eye, EUA, 2008) em DVD, no estilo "Inimigo do Estado", me senti como uma página web sendo analisada pelo Google Adsense. De súbito aparece essa notícia contextual indicando que o Google deu mais um passo rumo ao totalitarismo digital e lançou mais um produto que vai atrair voluntários que nem urubu na carniça.

A empresa lançou nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, um produto que permite que os usuários de celulares e outros dispositivos móveis possam compartilhar automaticamente sua localização com a família e amigos.

Usuários em 27 países, incluindo no Brasil, poderão tornar pública sua localização no mapa para outros constantemente por meio do programa Google Latitude. Controles permitem que os usuários selecionem quem recebe a informação. É possível também desligar o serviço a qualquer momento, informou o Google em seu site.

"Diversão à parte, reconhecemos a sensibilidade dos dados de localização, então criamos controles de privacidade dentro do aplicativo", afirmou o Google.
"Você não somente controla exatamente quem pode ver sua localização, mas também decide que locais eles podem ver."
O paradeiro de amigos pode ser acompanhado em mapa do Google, seja por celular ou por meio do computador.

O novo serviço da empresa é similar a um oferecido pela Loopt.
Operadoras de telefonia dos Estados Unidos como a Verizon Wireless e Vodafone já oferecem serviço da Loopt, que também funciona com o iPhone da Apple.
O Latitude funciona em celulares Blackberry e aparelhos que executam o sistema Symbian S60 ou Windows Mobile. Alguns celulares com sistema Android, criado pelo Google, também são compatíveis.

O Google informou que eventualmente o serviço poderá ser executado no iPhone e iTouch e em muitos celulares da Sony Ericsson.

Em 2005, o Google comprou, mas acabou fechando, um serviço de localização que usava mensagens de texto para avisar usuários de celulares sobre a proximidade de amigos.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário