Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Carta de economistas ao Congresso dos EUA em defesa de um novo pacote de estímulos económicos

19.11.2008

Honorável Henry Reid
Líder da Maioria no Senado
Washington, DC 20510


Honorável Nancy Pelosi
Presidente da Câmara de Representantes
Washington, DC 20515



Honorável Mitch McConnell
Líder na Minoria no Senado
Washington, DC 20510

Honorável John Boehner
Líder da Minoria na Câmara dos Representantes
Washington, DC 20515
Caros Senadores Reid e McConnell, Presidente Pelosi e Representante Boehner:

Nós, os economistas que abaixo subscrevem, apelamos a que o Congresso aprove um novo pacote de estímulos tão rapidamente quanto possível. A necessidade de lidar com a tempestade financeira afastou a atenção para longe da economia “real”. Mas os últimos dados claramente mostram que a economia está a entrar em séria recessão, a começar pelo colapso da construção imobiliária e pela paralisia dos mercados de créditos. Sem uma resposta rápida e efectiva do governo, a economia pode continuar numa espiral descendente, levando a um rápido aumento do desemprego e acentuado declínio do PIB.

A severidade potencial de tais eventos sugere que seria adequado dar um impulso à procura na ordem dos 2-3% do PIB (300 a 400 mil milhões de dólares), com o objectivo de fazer com que esse dinheiro seja gasto rapidamente. A lista de alvos inclui:

a) ajuda a governos estaduais e locais que estão a ser forçados a fazer cortes de emergências quando as suas receitas caem;
b) estender seguros de desemprego e aumentar outros benefícios destinados a famílias de salários baixos ou moderados que provavelmente os gastarão rapidamente;
c) continuação de projectos de infra-estruturas que já tenham sido planeados e calendarizados; e
d) providenciar créditos fiscais e outros apoios a projectos "verdes" que possam ser realizados rapidamente, tais como reconverter casas e empresas para uma maior eficiência energética.

A drástica queda na procura resultante do colapso da bolha imobiliária e a destruição de meios de riqueza financeiros significa que há pouco motivo para temer que grandes défices aumentem as taxas e juro e detenham investimentos privados. É muito mais provável que um pacote de estímulo efectivo promova esse investimento através da melhoria das perspectivas de maiores vendas e lucros.

Com pouco risco de prejuízo e muito ganho potencial, é importante que o Congresso se mova rápida e decisivamente. Protelar só aumentará e prolongará a recessão.

Cumprimentos,

Organizações listadas apenas para identificação.

Esta Carta completa com as identificações está em:

http://resistir.info/

Nenhum comentário:

Postar um comentário