treinadora de respiração cardiopulmonar e juíza de paz que casou centenas de casais. Ela também é fluente em linguagem de sinais que usa para comunicar-se com seu marido.
Quando a estadunidense recebeu um pedido desesperado do “presidente da Nigéria” dizendo que ela poderia receber U$ 20 milhões que pertenciam ao seu avô ela caiu em um dos golpes mais comuns da internet. Ela disse que não teria acreditado na história se não fosse mencionado o seu avô com o qual havia perdido contato muitos anos antes: “Foi isso que me fez acreditar”, ela disse.
Pediram inicialmente para ela enviar U$ 100 e ela o fez. Em seguida disseram que tiveram problemas e pediram para ela enviar mais dinheiro com a vantagem de que ela também receberia mais. Eles criaram histórias elaboradas sobre como o presidente dos EUA George Bush e o Diretor do FBI “Robert Muller” estavam sabendo dos planos. Eles enviaram documentos “oficiais” de bancos nigerianos e até das Nações Unidas.
Em seguida pediram para ela enviar mais U$ 8.300, dizendo que poderia vir a receber quase U$ 27 milhões e ela concordou. Uma correspondência depois da outra solicitavam que ela enviassem cada vez um pouco mais de dinheiro e ela cumpria com todas as solicitações. Muitos dos emails estavam cheios de erros de ortografia e ainda assim ela continuava enviando dinheiro em um caso de obsessão e ganância.
Durante o engodo ela recebeu cartas do presidente da Nigéria, do diretor do FBI e do presidente Bush. Estas correspondências traziam terríveis alertas de que o dinheiro cairia nas mãos de terroristas se ela não continuasse enviando. É óbvio que as cartas eram totalmente falsas.
No final ela limpou a conta bancária com a aposentadoria dela e do marido, financiou a casa que era própria e até o carro. Apesar dos apelos de familiares, agentes do FBI e investigadores do banco de que era um golpe, ela enviou centenas de milhares de dólares no período de dois anos perdendo U$ 400 mil; praticamente tudo o que tinham.
Ela disse que era a promessa perpétua de que o próximo pagamento levaria à grande pilha de dinheiro que a manteve no esquema. Era uma obsessão.
Um investigador que trabalhou no caso de Janella disse que ela havia sido cegada pela ganância. Ele disse que foi o pior golpe que viu apesar de haver testemunhado outros que foram contra qualquer bom senso esperando uma grande recompensa no final.
Ela disse que seu marido não poderá realizar o seu sonho que é viajar através dos EUA durante a sua velhice.
Janella estima que levará ao menos três anos para quitar as dívidas que acumulou com o golpe nigeriano. Ela disse que foi a imprensa para que sua história sirva de alerta para outras pessoas. [Katu via Daily Tech]
http://hypescience.com/golpe-nigeriano/
Nenhum comentário:
Postar um comentário