Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Reservas Internacionais - O que são e para que servem.

As Reservas Internacionais de um país são todos os depósitos em moeda estrangeira dos bancos centrais e das autoridades monetária.

Porque o Banco Central está usando as Reservas Internacionais?

O Banco Central do Brasil utiliza as reservas internacionais para conter o aumento do dólar, porque quanto maior a oferta, menor será o valor de venda, mas isso alguns dias não está ajudando a conter a alta dólar, além de contar a alto dólar também servem para pagamento de dívidas em moeda internacionais.

Um dos grandes responsáveis pela alto do dólar são os próprios bancos brasileiros que está comprando os dólares oferecidos nos leilões do Banco Central do Brasil.

Dólar paralelo menor que dólar comercial porque?

Você percebeu que dólar paralelo está sendo vendido com valor inferior ao comercial, isso porque quem está comprando dólar aqui no país são os bancos e grandes instituições financeiras, as pessoas físicas não estão comprando muito a moeda aqui.

Porque as pessoas está comprando dólar?

Devido a crise essa é uma forma de se proteger, comprar dólar já que pertence a economia mais rica do planeta.

Recessão Global X Desemprego.

Devido ao grande volume de recessão em diversos continentes as empresas sejam gigantes ou pequenas estão demitindo as pessoas ou até mesmo dando férias coletivas em alguns casos, o consumo diminui, a recessão apareceu com isso a produção foi reduzido ou totalmente interrompida.

A política para conter a alta do dólar não está funcionando.

Todos os dias o Banco Central do Brasil está fazendo leilões da moeda americana, mas isso só está fortalecendo os Bancos aqui, e as reservas aos poucos vão diminuindo.

O que acontece se as reservas internacionais acabarem?

O governo, bancos e até mesmo as empresas terão que fazer empréstimo lá fora, só que no momento o crédito internacional está bem escasso.

Se lá fora não tem crédito o que vai ser feito?

Se as empresas e bancos não conseguem mais empréstimos, cabe ao governo utilizar os Recursos do FMI, os juros internacionais não são muito alto, mas como o dólar aqui não pare de subir o governo teria que utilizar mais reais para comprar dólares.

Inflação e desaquecimento da economia.

Com a alto do dólar a inflação está voltando aos poucos, porque a maioria dos produtos e matérias primas tem cotação em dólar, com isso o custo aumenta e é repassado aos consumidores.

Petróleo em baixa porque aqui o governo aumenta o preço dos combustiveis?

É dificil entender lá fora o barril do petróleo está no patamar mais baixo dos últimos anos, mas aqui o governo não interfere na alta dos combustiveis, mais um agravante para o aumento da inflação.

http://pcsaudavel.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário