Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Era Para ser a Brincar, Mas Foi Muito a Sério - Brasil-Portugal, 6-2 (crónica)

Era para ser a brincar, mas foi muito a sério. Era para ser a consagração de Cristiano Ronaldo, mas foi Kaká, Robinho e Luís Fabiano quem mais brilharam. Um grande jogo de bola em que se manteve a tradição, com o Brasil a ganhar em casa. Um resultado expressivo (6-2) que permite a Dunga respirar, mas que deixou certamente Queiroz com falta de ar.

Apesar de tudo, Portugal entrou praticamente a ganhar no jogo, ainda em período de aquecimento, com o primeiro golo aos 5 minutos: Deco cruzou da esquerda, Bruno Alves rematou do lado contrário e Dany desviou no coração da área. Demasiado simples. Um golo que serviu apenas para despertar o monstro azul e amarelo. O Brasil cresceu a olhos vistos, conquistando o meio-campo, com mais jogadores, e chegando facilmente à baliza de Quim, com mais velocidade. O empate demorou apenas quatro minutos, num rápido contra-ataque, com Robinho a ultrapassar Pepe com o seu drible fácil e a assistir Luís Fabiano, com Paulo Ferreira a chegar atrasado à marcação e apenas com Quim pela frente.

Um golo que revelou o enorme défice que Portugal tinha no meio-campo. Uma evidência que se foi acentuando pela facilidade com que os médios brasileiros visavam a baliza portuguesa com remates de média distância. Robinho, lançado por Kaká, teve o segundo golo nos pés, numa altura em que Portugal só respondia em lances de bola parada. Não era difícil adivinhar o segundo golo do escretee este nasceu numa arrancada de Kaká que partiu tudo na direita, fugindo a Paulo Ferreira e Bruno Alves, antes de levantar a cabeça e encontrar Luís Fabiano no coração da área. O avançado do Sevilha controlou bem a bola, rodou sobre si próprio, deixando Maniche nas suas costas, e voltou a bater Quim.

Carlos Queiroz, depois de muito gritar para dentro das quatro linhas, rendeu-se às evidências e mandou aquecer Raul Meireles. Era preciso tapar aquele buraco no meio-campo onde ninguém marcava, como Kaká voltou a deixar claro com um pontapé que quase resultou no terceiro golo antes do intervalo. O seleccionador português não esperou mais e prescindiu de Dany e do apagado Tiago (pobre regresso) para apostar em Raul Meireles e Nani. Portugal ganhou músculo e centímetros na zona central, com Meireles a dar maior consistência ao meio-campo e Ronaldo a oferecer mais luta no meio-campo.

Brasil continuou a crescer, Queiroz de mãos na cabeça

No entanto, Portugal não teve tempo para assentar o seu jogo, uma vez que o Brasil continuava mais rápido, mais forte e ainda estava a crescer. Robinho partiu que nem uma flecha sobre a direita, parou à entrada da área à espera dos companheiros, combinou com Luís Fabiano ao centro e o avançado devolveu para a direita onde surgiu Maicon de rompante para finalizar com um tiro cruzado. Um golaço que levantou os adeptos das bancadas. Não havia tempo para respirar, e Luís Fabiano completou o hat-trick numa recarga a um primeiro remate de Robinho. Queiroz levava as mãos à cabeça.

Portugal ainda respirava. Bosingwa combinou com Deco que destacou Simão sobre a direita para um remate cruzado a reduzir a diferença para 2-4. Um pequeno parênteses entre os golos brasileiros, pois Elano voltou a levantar as bancadas com um potente pontapé da direita. O jogo foi depois morrendo, com uma série de substituições dos dois lado a quebrar o ritmo, mas ainda houve tempo para mais uma obra-de-arte, concluída por Adriano.

Um resultado pesado, o quarto jogo sem vencer, que obriga Carlos Queiroz a reflectir e a apresentar explicações.

http://diario.iol.pt/desporto/portugal-brasil-kaka-luis-fabiano/1015173-4062.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário