Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 16 de novembro de 2008

Educação dos Flhos

É preciso dizer ‘não
A Bíblia nos ensina que ‘‘os filhos são como flechas na mão do guerreiro’’. Creio que, de certa forma, isso esclarece o motivo de tantos jovens delinqüentes, assassinos, drogados e perdidos.
Celso Pacheco

Maria Re
gina Braga Amaro, professoraos

Alguns pais estão direcionando seus filhos muitas vezes para o caminho que ‘‘pensam’’ ser o melhor - roupa de grife e da moda, festinhas antes do momento certo. Quando digo educação, estou me referindo a ajudar na formação de um adulto maduro, consciente de suas atitudes, comprometido com o semelhante.

Alguns pais insistem em dizer que filhos vêm sem manual de instrução. Eu afirmo que eles vêm com um maravilhoso manual - a Bíblia. Ela ensina que os pais devem instruir seus filhos e que estes devem obediência a eles.

O dizer ‘‘não’’ faz parte da disciplina, mas não é a parte principal. Antes, porém, é necessário amar, cuidar, mostrar por meio das próprias atitudes, o que é correto, e não delegar esta importante missão à escola, babá, amigos, TV, computador, ou até mesmo à sociedade.

Os filhos devem ter prazer na companhia dos pais e irmãos, e o que vemos hoje? Muitos filhos pedem para os pais pararem o carro na esquina para que eles não ‘‘paguem mico’’.

Acho bem difícil que um filho se perca quando é tratado com respeito, amor e autoridade (e não autoritarismo). Aliás, isso também é um ensinamento bíblico: ‘‘Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele’’ (Prov.22,6).

Educar não é apenas colocar em uma boa escola, para depois fazer uma brilhante faculdade. Educar de verdade vai muito além disso. É estar preparado para se despir de preconceitos, das máscaras do nosso dia-a-dia - que todos nós adultos temos - e entrarmos um pouco no mundo dos nossos filhos.

Educar requer paciência. Ao invés de dizer ‘‘não assista a isso na TV!’’, deve-se sentar ao lado de seu filho e assistir àquele programa horrível e depois conversar com ele e fazê-lo refletir sobre o que está por detrás daquelas historinhas aparentemente tão inofensivas. A educação cumprirá melhor o seu dever se ela se preocupar menos com o ensinamento dos saberes e mais com o da solidariedade e do respeito.

http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id=9830LINKCHMdt=20081115

Nenhum comentário:

Postar um comentário