Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 29 de novembro de 2008

Olhando o Céu da Pré-História: Registros Arqueoastronômicos no Brasil

De 1/9/2008 à 31/1/2009

O evento está em andamento e faltam 143 dias para o término. Duração: 153 dias

Agência FAPESP – O Museu Paraense Emílio Goeldi inaugurou em Belém a mostra "Olhando o Céu da Pré-História: Registros Arqueoastronômicos no Brasil".

Segundo o museu, o objetivo da exposição, que estará em cartaz até o fim de janeiro de 2009, é apresentar a interpretação dos astrônomos para diversos vestígios arqueológicos, encontrados em diferentes regiões do país, que revelam parte do conhecimento astronômico das sociedades humanas que habitaram o Brasil há milhares de anos.

No país, a arqueoastronomia se vale principalmente da arte rupestre (pinturas e gravuras pré-históricas deixadas em rochas) para estudar os povos antigos e avaliar como o movimento dos corpos celestes influenciou suas vidas.

São vários os sítios arqueológicos de arte rupestre que apresentam motivos possivelmente astronômicos, como Monte Alegre (Pará), Xambioá (Tocantins), Pedra do Ingá (Paraíba), Central e Xique-Xique (Bahia) e Vale do Cochá e Varzelândia (Minas Gerais).

Um dos destaques da exposição é uma sala escura que, além de transmitir noções de arqueologia, busca aguçar os sentidos dos visitantes ao recriar o ambiente de uma caverna com vestígios arqueológicos, para mostrar como é realizado o trabalho de campo do arqueólogo.

Mais informações:
www.museu-goeldi.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário