Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 16 de novembro de 2008

Líderes do G20 Querem Reforma do Sistema Financeiro.


A próxima reunião do G20 está marcada para 30 de Abril e no lugar de George Bush estará Barack Obama.

Os chefes de Estado e de Governo dos 20 países aprovaram uma série de princípios para prevenir crises futuras. Responsabilidade e transparência são as palavras-chave.

“O reforço da transparência e das responsabilidades, bem como da cooperação internacional, a promoção de uma regulação sã e da integridade dos mercados e a reforma das instituições financeiras são as grandes linhas gerais em causa”, lê-se no comunicado final.

A declaração final foi dividida em duas partes, cada uma com cinco páginas.

A primeira parte, apela à intensificação dos esforços governamentais para realçar as economias nacionais, cooperar na regulação internacional do sistema financeiro, reformar as estruturas globais de ajuda aos países em desenvolvimento e rejeitar o proteccionismo.

Rotulada “plano de acção”, a segunda parte da declaração final, contempla medidas para melhorar a transparência e responsabilidade, a regulação e confiança nos mercados e o fortalecimento da cooperação e a reforma das instituições internacionais.

Os líderes do G20 asseguram que “serão tomadas medidas adicionais para estabilizar o sistema financeiro”. “Estamos determinados a melhorar a cooperação e a trabalhar juntos para restabelecer o crescimento e avançar com as necessárias reformas”, afirma o comunicado.

A adopção de “medidas com efeito rápido sobre o aumento do consumo interno, assegurando por outro lado, a sustentabilidade do sistema fiscal” é outra das mediadas realçada no documento.

Segundo o G20, a regulação do mercado interno deve ficar à responsabilidade de cada país, “sendo necessária uma harmonização para evitar problemas de desestabilização além fronteiras”.

A próxima cimeira do G20 está marcada para 30 de Abril, muito provavelmente em Londres que vai presidir à organização em 2009. Até lá as ideias que saíram da cimeira de Washington serão transformadas em medidas concretas.

A data foi marcada tendo em conta que Barack Obama, o presidente eleito dos Estados Unidos, toma posse a 20 de Janeiro.

O G20 integra os oito países mais industrializados do Mundo (Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Japão e Rússia) a União Europeia, e os emergentes Argentina, Brasil, México, Turquia, Arábia Saudita, África do Sul, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia e Austrália.

Representa 85 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e concentra dois terços da população do planeta.

Cristina Sambado, RTP
2008-11-16

http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=373148&visual=26&tema=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário