Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

MEC desativa 64 centros de educação a distância no Paraná

Quatro instituições estão sendo convidadas a assinar um termo de compromisso para receber equipamentos
Curitiba- Um total de 1.333 centros de educação à distância em todo o Brasil, 64 deles no Paraná, deverão ser desativados por determinação do Ministério da Educação (MEC). Segundo o secretário de Educação à Distância do Ministério, Carlos Eduardo Bielschowski, a medida tem o objetivo de melhorar a qualidade dessa modalidade de ensino no País.

''A maior fragilidade que encontramos foi na avaliação dos alunos'', informou. Quatro instituições estão sendo convidadas a assinar um termo de compromisso com o MEC para que a estrutura dos centros recebam os equipamentos solicitados pelo ministério - Universidade Norte do Paraná, Faculdade Educacional da Lapa, Universidade Estadual do Tocantins e Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Juntas, essas instituições atendem atualmente 257.178 alunos. Para Bielschwski, o aluno interessado em participar de um curso à distância ''deve visitar o pólo que irá estudar e verificar se há biblioteca, número de computadores suficientes (um para três alunos), tutores com formação, corpo docente da instituição que está ofertando o curso, sala de estudos, horário de funcionamento do pólo e laboratório para curso nas áreas de ciências''.

A partir da assinatura do termo a instituição tem um ano para atender às determinações do MEC. Caso contrário fica sujeita à cassação do registro junto ao ministério. Enquanto isso, as universidades estão impossibilitadas de abrir novas vagas. Mas os alunos poderão concluir seus cursos. ''Em alguns casos eles serão transferidos (isso será informado pela própria instituição no caso Unitins/Fael/Eadcom)'', informou o secretário.

Segundo o MEC, a Unopar é a única instituição entre as quatro que já assinou o termo de compromisso. Em nota à imprensa, a assessoria da Unopar esclareceu que a universidade não teve redução de vagas para os vestibulares de dezembro e janeiro. Informou também que serão 35 mil vagas e que a confusão é que outras 15 mil vagas, previstas para o vestibular de julho de 2009, ainda não foram autorizadas. Ainda segundo a assessoria, a Unopar foi a primeira instituição a assumir compromisso com a Secretaria de Educação à Distância para implementar no País um novo padrão de qualidade no setor.

Já a assessoria da Eadcon enviou nota informando que, em respeito aos alunos que frequentam seus cursos de pós-graduação e de graduação realizados em parcerias com a Unitins e com a Fael, a instituição esclarece que as medidas do MEC não geram qualquer impacto sobre os Pólos Presenciais credenciados, nem sobre cursos de pós-graduação e extensão. ''Não haverá qualquer alteração para os alunos já matriculados, mesmo aqueles que vêm se utilizando dos Centros de Apoio, pois a disposição do MEC refere-se apenas a novos alunos, que iriam prestar vestibular neste ano. Encontra-se em estágio adiantado nas negociações com Unitins e com Fael para acordar um termo formal de ajustamentos com o MEC, o que permitirá operar sem qualquer restrição e de forma aderente às regras do ensino à distância''.

Rosiane Correia de Freitas

Equipe da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário