Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Vulcão Ativo - Vulcão em atividade preocupa cidade amazônica do Equador

As autoridades da província de Napo, na Amazônia equatoriana, expressaram preocupação pela queda de cinza do vulcão Reventador, que, no sábado, entrou em novo período de atividade eruptiva passado, informou hoje a imprensa local.

A notícia de queda de cinza no povoado de Cascavel, ao noroeste de Napo, alertou o vice-prefeito de Chaco, Javier Chávez, e seus habitantes, embora sem gerar temor, diz o jornal "Hoy" (Hoje), de Quito.

"A queda de cinza preocupa porque nesta comunidade a população se dedica à agricultura e à pecuária. Também há uma escola, por isso, se o fenômeno for de magnitude se chamará o Comitê de Operações de Emergência (COE) para tomar medidas", assinalou Chávez.

Mercedes Taipe, do Instituto Geofísico (IG), disse que "a atividade vulcânica que está mostrando o Reventador é estável".
Ela ressaltou que o processo eruptivo está diminuindo e que os abalos na cratera diminuem, produzindo, até o momento, apenas rugidos e tremores, pelo que a atividade no colosso não é explosiva.

No sábado, o vulcão Reventador apresentou um novo pulso eruptivo que esteve matizado por baforadas de vapor de água e cinza, assim como pela propulsão de rochas incandescentes e de lava que desceu por suas encostas -sem provocar vítimas nem danos materiais.

O IG descartou a possibilidade de uma erupção violenta do Reventador, como a registrada em 3 de novembro de 2002, quando o vulcão lançou ao ar toneladas de cinza que, por efeito do vento, se depositaram sobre a capital equatoriana.

Agência EFE

http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia.php?IdNoticia=77437

Nenhum comentário:

Postar um comentário