Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Chávez diz que reunião do G20 foi 'decepcionante'

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, qualificou de "decepcionantes" os resultados da reunião do G20 realizada neste final de semana em Washington e que tinha como missão encontrar uma saída comum para enfrentar a crise financeira internacional.

"Acredito que a reunião foi decepcionante (...) Nós não tínhamos nenhuma esperança que dessa reunião saísse algo positivo para o mundo", afirmou Chávez na tarde da última segunda-feira durante um ato político.

Chávez voltou a acusar os Estados Unidos pela crise e ressaltou que todos os países poderiam ser afetados pela recessão.

"Temos que ir nos preparando porque isso (a crise) é como um terremoto mundial. O preço do petróleo continua caindo (...) e por essa via nos afetará a crise mundial", afirmou o presidente venezuelano.

No início da turbulência econômica, porém, o governo argumentava que a economia venezuelana estava "blindada" frente aos efeitos da queda do combustível.

Quase a metade do orçamento do governo venezuelano depende das exportações petrolíferas, assim como 92% das divisas que ingressam na Venezuela, quinto maior exportador mundial de petróleo.

Encontro antiimperialista

Às vésperas da reunião em Washington, Chávez chegou a reclamar que os demais países da América Latina haviam sido "excluídos" do encontro e reivindicou "o direito (desses países) de serem escutados" pelo G20.

Como resposta, o venezuelano convocou um encontro dos países "antiimperialistas" que será realizado no final do mês, em Caracas, para analisar o impacto da crise financeira e estudar ações conjuntas para enfrentar a recessão econômica que já atingiu a Europa e Japão.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081118_chavez_g20_cj_cq.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário