Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Energia Depois de Morto.

Jazigos produzem energia eléctrica

Foto Manu Fernandez/AP



Os jazigos de um cemitério em Espanha estão a fornecer energia eléctrica à cidade de Santa Coloma de Gramenet. À falta de espaços planos e soalheiros, esta urbe dos arredores de Barcelona instalou painéis solares no cemitério local.

"O melhor tributo que podemos prestar aos nossos antepassados, independentemente da religião que professem, é gerar energia limpa para as gerações futuras. É esse o nosso lema", disse Esteve Serret, director do consórcio Conste-Live Energy, formando entre a empresa que gere o cemitério e a que fornece a electricidade, respectivamente.

"A princípio, diziam que éramos loucos", disse Antoni Fogue, membro do município de Santa Coloma de Gramenet. Entre a "falta de respeito" e a indignação dos habitantes, não foi fácil o início da coabitação entre caixões e painéis solares. "Esta instalação respeita integralmente a memória dos mortos e a família dos defuntos", acrescentou, em declarações à CNN.

Os 462 painéis solares produzem cerca de 100 kw de energia, o equivalente ao uso doméstico de 60 casas, por ano. São distribuídos por 1.083 metros quadrados de placas solares fotovoltaicas, numa 2.300 metros quadrados, sobre os jazigos.

O cemitério é a última morada de cerca de 57 mil defuntos e os painéis solares ocupa, cerca de 5% da área total do espaço. O projecto custou cerca de 720 mil euros.

Nesta primeira fase, o parque solar gerará 124.374 kWh/ano de energia. Um benefício ambiental estimado em 62 toneladas/ano de redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1049101

Nenhum comentário:

Postar um comentário