Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Restos Ósseos Encontrados na Polônia são de Copérnico

Cientistas compararam DNA da ossada com o de vários pêlos encontrados em um livro do cientista

Efe

VARSÓVIA - Pesquisadores poloneses e suecos confirmaram que os restos humanos encontrados há três anos na catedral de Frombork, no norte da Polônia, pertencem ao astrônomo Nicolau Copérnico, que morreu em 1543.

Foto: AP

Os cientistas analisaram o DNA de vários pêlos encontrados no livro Calendarium Romanum Magnum, de Johannes Stoeffler, e acharam as mesmas seqüências em um dente e em um osso descobertos no templo.

"Agora temos a certeza de que o crânio achado em Frombork é o de Nicolau Copérnico", disse em coletiva de imprensa o professor Jerzy Gassowski, do Instituto de Arqueologia de Pultusk, que em 2005 descobriu os restos na catedral Frombork que atribuiu a Copérnico.

Foto: AP

Gassowski baseou então sua teoria na existência de um retrato de Copérnico onde o erudito parecia ter o nariz quebrado, e no fato de que o crânio enterrado na catedral tinha também o osso nasal partido, além de outras lesões que poderiam ser atribuídos ao polonês.

Com o achado, se confirma a teoria do professor de Pultusk e se põe fim à incógnita histórica sobre o lugar no qual foi enterrado o astrônomo (Torun, 1473-Frombork, 1543), criador da teoria heliocêntrica do sistema solar e autor "De Revolutionibus Orbium Coelestium" ("Das revoluções das esferas celestes", na tradução livre).

Copérnico foi o primeiro a afirmar que os planetas giram entorno de si mesmos e ao redor do Sol, o que lhe rendeu a alcunha de pai da astronomia.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid281511,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário