Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 16 de novembro de 2008

Profissão Teólogo: Entrevista com Márcio Fabri

A diferença entre pastor e teólogo. Uma reflexão sobre a profissionalização do teólogo. Entrevista especial com Márcio Fabri dos Anjos

“A confusão entre os papéis do teólogo e do pastor me parece inadequada, em especial por estas funções exigirem habilitações bem diferenciadas.” Esta é a opinião do teólogo Márcio Fabri dos Anjos. Em entrevista concedida à IHU On-Line, por e-mail, o professor falou sobre a presença da Teologia na sociedade contemporânea, sobre a possibilidade de reconhecimento dos cursos de Teologia por parte do MEC e das propostas de profissionalização do teólogo e as características sociais da proposta. Para ele, “as perguntas éticas da humanidade devam ser sempre assumidas pela Teologia”.

Márcio Fabri dos Anjos é doutor em Teologia, licenciado em Filosofia. É docente e pesquisador do PPG em bioética do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo; professor de Teologia do Instituto São Paulo de Estudos Superiores; e da Faculdade de Teologia N. Sra. Assunção. De 1991 a 1998, foi presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER).

Confira a entrevista.

IHU On-Line – Para o senhor, qual é o papel da Teologia na sociedade contemporânea?

Márcio Fabri dos Anjos – Vejo a Teologia com dois papéis fundamentais: dentro das comunidades de fé e na sociedade plural. Em ambas lhe cabe uma função de estudar e explicar os fundamentos e conteúdos da fé. Dentro das comunidades, este serviço é desenvolvido e utilizado com condições de exercício que variam entre os diferentes grupos confessionais, especialmente no que diz respeito à habilitação teórica e à liberdade de expressão. Na sociedade plural, a Teologia tem uma importante tarefa de expor as percepções e as razões da fé através das quais se cultivam sentidos e valores na condução da vida individual e comunitária, social e ambiental.

A Teologia ganha particular relevância quando se percebe a estreita relação entre fé e processos históricos, fé e transformações culturais. Isto ficou claro com a Teologia do Político na Europa e a Teologia da Libertação na América Latina; e não menos claro nas contribuições da Teologia em grandes temas da atualidade como os fundamentalismos, questões de ética social, de ecologia e bioética. A Teologia é capaz de apontar razões para além da simples razão instrumental dominante em nosso momento cultural, o que me parece fundamental.

IHU On-Line – Como as mudanças propostas pelo MEC e pelo Congresso Nacional afetam a Teologia praticada e ensinada hoje?

Márcio Fabri dos Anjos – Há dois assuntos diferentes nesta questão. A possibilidade de reconhecimento civil da Teologia, monitorado pelo MEC, foi a meu ver um importante avanço para colocar a Teologia como forma de conhecimento em sociedade. Além disso, ao monitorá-la pelo viés da cientificidade, provoca uma gradativa abertura do pensar teológico para além das fronteiras confessionais em que ela se dá. Assim, o reconhecimento civil da Teologia é um processo que ainda não acabou; supõe outros passos, alguns bem complexos, mas todos necessários.

Quanto ao que tramita no Congresso Nacional, refere-se a projetos sobre a profissionalização do “teólogo/a”. Envolve questões como as características sociais deste profissional, exigências sobre sua habilitação e seus direitos. Há que se perguntar também que interesses estão subjacentes a estes projetos. Em 1994, coordenei um estudo publicado dois anos depois com o título “Teologia: profissão” [1]. Mas na época o interesse básico era o reconhecimento civil que veio alguns anos depois.

IHU On-Line – Os proponentes dos projetos em tramitação no Congresso Nacional estariam fazendo prevalecer suas trajetórias de pastores com prejuízo para a exigência de formação acadêmica superior em Teologia?

Márcio Fabri dos Anjos – Os dois projetos têm diferenças, mas em ambos é preciso olhar a questão da profissionalização com uma metódica suspeita, como observou o professor Ricardo Willy Rieth [2]. Aparece ali uma convergência para um cadastramento dos profissionais da área, permitindo a suspeita de interesses econômicos subjacentes. Isto se soma a um alargamento do profissional “teólogo” para incluir também quem exerce funções de “pastor/a” e alargar assim o grupo de associados.

Mesmo que não se verifique tal suspeita, a confusão entre os papéis do teólogo e do pastor me parece inadequada, em especial por estas funções exigirem habilitações bem diferenciadas. Se as comunidades confessionais exigem ou não uma formação e atualização teológica de seus pastores/as, esta é uma questão interna à comunidade. Em sociedade, a habilitação do teólogo/a está sendo monitorada e reconhecida através de exigências acadêmicas, que devem ser melhoradas, mas que já estabelecem passos em vista do serviço da Teologia em sociedade.

IHU On-Line – Como o senhor analisa o ensino da Teologia no Brasil, hoje?

Márcio Fabri dos Anjos – Bem anterior ao MEC, o ensino da Teologia tem uma tradição robusta na Igreja Católica romana e Igrejas Evangélicas históricas, com exigências curriculares bem definidas. Instituições católicas romanas têm inclusive há quase um século, um sistema conveniado com o Vaticano para conferir títulos acadêmicos de graduação e pós-graduação, e por sinal, bastante exigente: a graduação supõe no mínimo um biênio de filosofia e um triênio de Teologia, portanto cinco anos de faculdade.

Outras tradições religiosas com exigências acadêmicas menores comprometem naturalmente a qualidade. As exigências do MEC para o reconhecimento civil da Teologia provocam a organização acadêmica da Teologia, o que beneficia as diferentes tradições de ensino e estimulam as que quase nada tinham. Mas, no ponto em que estamos, isto não leva a superar perceptíveis diferenças na qualidade atual do ensino teológico.

IHU On-Line – Quais são os novos paradigmas que o ensino e a prática da Teologia vislumbram hoje?

Márcio Fabri dos Anjos – A “grande transformação”, com que Polanyi [3] caracteriza a atual mudança de época, incide também sobre a Teologia em seu conjunto, particularmente nos pressupostos de sua fundamentação, nos sujeitos de sua interlocução e nas suas preocupações temáticas, e consequentemente no seu método de gerar conhecimento e em sua organização didática. Isto se dá num processo gradativo. As teologias pensam a partir de suas confessionalidades, se abrem para o pensar de outros contextos e identidades religiosas, interagem com outras formas de conhecimento, e assumem uma participação social na busca de soluções aos desafios que temos em comum na vida. É um grande programa que se vislumbra. Muitos sinais desta mudança já aparecem.

IHU On-Line – Pensar a Teologia como profissão pode vir a ser um desacato à experiência religiosa pressuposta no fazer teológico?

Márcio Fabri dos Anjos – A Teologia da Libertação ressaltou a estreita relação que existe entre teoria e prática. O modo de gerar conhecimento hoje também privilegia a aproximação com a experiência e a particularidade. A profissionalização da Teologia pode ser então um desacato à experiência religiosa, e também ao método teológico, na medida em que dela se distanciar, tornando-se como que uma burocracia teórica, ou uma teologia de gabinete. Por outro lado a profissionalização coloca uma pergunta interessante sobre a aplicabilidade da Teologia.

Os grupos religiosos em geral vinham destinando o estudo teológico para a formação de seus líderes religiosos, padres e pastores. O termo “leigo” chegou a entrar no vocabulário como sinônimo de “estar por fora”. Em países como a Alemanha, o estudo da Teologia tem, de longa data, outros endereços. No Brasil, esta destinação do estudo teológico está mudando, e traz perguntas sobre sua programação curricular. Acredito que o momento atual seja muito imaturo para a profissionalização da Teologia, mas julgo necessário trazer para os currículos as perguntas sobre a destinação do estudo teológico.

IHU On-Line – Que desafios éticos a Teologia precisa enfrentar hoje?

Márcio Fabri dos Anjos – Entendo que as perguntas éticas da humanidade devam ser sempre assumidas pela Teologia. Teólogos como Leonardo Boff [4] e Hans Küng [5] têm demonstrado tal preocupação e contribuem para envolver as teologias na busca de solução para os grandes desafios mundiais. Creio que hoje um desafio particular à Teologia seja contribuir para que nosso momento civilizatório se liberte da monolinguagem da razão eficiente e instrumental e possa se encontrar com a transcendência sem negar a razão, mas dando um passo para a realização plena do humano. Juan Luis Segundo [6] lembrava que para isto é necessário que a própria Teologia se liberte das peias condicionadoras do seu discurso a interesses institucionais e particulares.

IHU On-Line – A possibilidade de criação de um Conselho Nacional de Teólogos muda, de que forma, a relação entre a Igreja e o Estado?

Márcio Fabri dos Anjos – A relação entre Igrejas e Estado deve estar precedida pelo compromisso de ambos para com a sociedade, pelo dever de ambos em contribuírem para o bem social. Houve tempo de privilégios nesta relação, que hoje devem ser superados, mas não substituídos por relações distanciadas ou até hostis. As igrejas são, de algum modo, expressões da sociedade e a enriquecem com o conhecimento religioso.

Do Estado democrático se espera o reconhecimento destes valores e a gestão dos seus aspectos que incidem na vida social. Assim, deve-se perguntar se a criação de um Conselho Nacional de Teólogos corresponde, e de que forma, a uma demanda do bem comum, social. Além de desnecessário na atual conjuntura, acredito que um conselho com o perfil desenhado nos mencionados projetos esvazia e desqualifica o saber teológico, cuja boa qualidade me parece indispensável para a sociedade.

IHU On-Line – Há necessidade de o poder público estabelecer diretrizes curriculares que uniformizassem o ensino da Teologia no país? De que forma essas diretrizes devem ser estabelecidas se houver necessidade?

Márcio Fabri dos Anjos – O estabelecimento de diretrizes curriculares me parece oportuno em vista da boa qualidade da Teologia no Brasil. Isto não significa obviamente engessar os diferentes grupos e instituições que pensam a Teologia. Um passo indispensável para elaborar tais diretrizes está em consultar as instituições que têm desenvolvido com seriedade o ensino teológico até agora.


http://www.unisinos.br/ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=13760

Um comentário:

  1. Eu não entendo que haja fiferença entre Teólogo e Pastor. A Teologias deve ser feita no dia a dia, dando respostas às necessidades das pessoas, sejam necessidades de que natureza for.
    O filme "O Nome da Rosa" exemplifica isso de uma forma bastante clara, onde o saber teológico não era compartilhado e as perguntas existencias ficavam sem resposta.
    Aquele que foi formado em teologia deve saber que as pessoas em conflito querem uma resposta que sastifaçam as suas necessidades.

    ResponderExcluir