Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cientistas querem exumar Galileu para analisar ADN (DNA)

Um grupo de cientistas italianos quer abrir o túmulo de Galileu Galilei para analisar o seu ADN (DNA) e saber se o astrónomo, que morreu cego, sofria de alguma doença genética que lhe afetava a visão.

O projeto, de investigadores do Observatório Arcetri e do Museu da História da Ciência de Florença, tem por objetivo reproduzir as sensações de Galileu quando há quatro séculos observou os astros pela primeira vez com um telescópio.

A exumação dos restos mortais do astrónomo, matemático, físico e filósofo italiano, que se encontram na Basílica de Santa Cruz, permitiria também identificar uma mulher jovem sepultada no mesmo túmulo, que, segundo se crê, seria a freira Maria Celeste, sua filha.

Apesar de ter recebido da basílica uma primeira resposta negativa para abrir o túmulo, Francesco Palla, diretor do Observatório Arcetri, não desiste de levar por diante o seu objetivo.

O projecto foi anunciado quarta-feira na apresentação da exposição "Galileu: Imagens do Universo da Antiguidade do Telescópio", que estará patente de 13 de Março a 30 de Agosto no Museu da História da Ciência de Florença e que inaugura em Itália as celebrações de homenagem ao famoso cientista e do Ano Internacional da Astronomia.

Os promotores da mostra conseguiram recriar as condições da lente daquele primeiro telescópio para saber, com maior exatidão, que universo foi visto por Galileu, tendo em conta os seus problemas visuais.

"Há uma componente psicológica na captura das imagens nas mesmas condições objetivas das observações de Galileu", afirmou Fransesco Palla. "Apesar do céu que observava ser diferente do atual, devido à poluição luminosa contemporânea, podemos entender melhor quais eram as suas observações e interpretações", acrescentou, salientando a importância no caso de Saturno, onde não distinguia os anéis e os interpretava como prolongamentos do planeta como satélites, como acontece com Júpiter.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário