"O nível da atividade sísmica teve um aumento nos últimos dias", de acordo com o observatório. O vulcão tem 3.000 metros de altura, e fica a cerca de 160 quilômetros de Anchorage, a cidade mais populosa do Estado.
"Não temos uma bola de cristal", disse Peter Cervelli, pesquisador geofísico do observatório, à rede de notícias CNN. "Mas esperamos que, com base no comportamento passado do vulcão, a atividade esteja prestes a acontecer."
Os indícios da atividade, segundo ele, consistem em uma "combinação discreta entre lançamentos de pedaços de terra relativamente pequenos, e períodos mais contínuos de tremores vulcânicos."
Os cientistas enviaram o status de alerta em relação à possível erupção no último domingo, com base na atividade registrada no dia 23 de janeiro, após constatar que ela chegou ao segundo nível mais alto. "O vulcão apresenta alto potencial de erupção, mas com tempo incerto, ou com atividade de baixo risco", de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
O tráfego aéreo da região ainda não foi interrompido, "mas há a possibilidade de interrompê-lo", caso a erupção aconteça.
O último registro de atividades do vulcão foi durante os anos de 1989 e 1990.
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário