Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Tempestades põem França e Espanha em alerta

Tragédia. Tempestade derruba ginásio e mata crianças em Barcelona; França declara situação de emergência.

França e Espanha em alerta


Foto: Manu Fernandez/asscoiated press
">

Explicações. Segundo o prefeito da localidade de Sant Boi de Llobregat. Jaume Bosch, o teto se deslocou e parte do muro desabou.

Aeroporto, linhas férreas e portos estão parados nos dois países.

Barcelona, Espanha. Oito pessoas morreram na Espanha e uma na França, dois países afetados por fortes chuvas com rajadas de ventos de até 150 km/h desde sexta-feira.

Na Espanha, ao menos dez pessoas, sendo quatro crianças, morreram ontem em várias localidades por causa de fortes tempestades que atingiram grande parte do país.

O caso mais grave ocorreu perto de Barcelona, na localidade de Sant Boi de Llobregat, onde quatro crianças morreram com a queda do telhado de um ginásio esportivo. As crianças, com idade entre 9 e 12 anos, foram para o local para buscar abrigo por causa da ventania que atingia um campo de beisebol.

Bombeiros trabalhavam até ontem à noite para socorrer feridos que ficaram debaixo de escombros. Outras nove pessoas, sete delas menores de 18 anos, ficaram feridas no desabamento.

Na mesma região da Catalunha, um homem e uma mulher também morreram por causa dos ventos fortes. As outras três mortes foram registradas na Galícia (noroeste) e Alicante (sudeste).
Além das vítimas, os ventos deixaram centenas de milhares de casas sem luz, obrigaram à suspensão de dezenas de vôos, ao corte de linhas férreas e ao fechamento de portos nos dois países.

As forças de segurança desalojaram o campus da Universidade Autônoma da Barcelona, depois que uma pessoa ficou ferida ao ser atingida por um pinheiro.

Os vendavais mantêm em "alerta vermelho" (risco extremo) a Cantábria e o País Basco (norte), Valência (leste) e a costa da Galícia (noroeste). No litoral do País Basco, as ondas atingiram 21,5 m de altura, segundo fontes oficiais.

Como prevenção, a Agência de Meteorologia da Espanha (Aemet) decretou "alerta laranja" (alto risco) no resto do país, menos nas Ilhas Canárias.


França
Mais de 1 milhão sem energia

Paris, França. Os fortes ventos que atingiram ontem a França deixaram 1 milhão de famílias sem luz no sudoeste do país e obrigaram as autoridades a decretar “alerta vermelho” em sete departamentos e a fechar os aeroportos de Bordeaux e Toulouse, informaram fontes oficiais.

Mais de mil agentes da Rede de Distribuição de Eletricidade da França (ERDF, na sigla em francês) foram mobilizados para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.

A ERDF, que disse que reforços suplementares são esperados para as próximas horas, avisou que “os cabos elétricos caídos no chão são muito perigosos” e não devem ser tocados “em hipótese alguma”.

Por causa dos vendavais, outros 27 departamentos encontravam-se em “alerta laranja” desde sexta-feira. As autoridades prevêem que os alertas só poderão ser suspensos a partir da tarde de hoje, se os ventos cessarem.

Em Aude, onde os ventos chegaram a 150 km/h, foi proibido o tráfego de veículos, exceto os de socorro, em casos de urgência. Em Bordeaux, onde os ventos chegaram a 147 km/h e a previsão é de que o tempo piore, os bombeiros tiveram trabalho desde a noite de sexta-feira.
Por sua vez, a companhia nacional de ferrovias (SNCF) informou que, devido à queda de várias árvores sobre a linha férrea, nenhum trem circularia ao sul de Bordeaux ao longo do dia de ontem.

Até as 18h, os ventos fortes fizeram uma vítima no país. Um motorista morreu na queda de uma árvore sobre seu carro no sudoeste da França.


Os locais mais atingidos:

Espanha
Galícia (noroeste)
Alicante (sudeste)
Cantábria (norte)
País Basco (norte)
Valência (leste)
Costa da Galícia (noroeste)

França
Sete departamentos
(Estados), entre eles
Bordeaux e Toulouse

Alerta vermelho: Emitido para saber como se proceder em situações extremas.
Alerta laranja: Utilizado em situações críticas, quando a segurança se encontra ameaçada.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário