Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Educação na religião do Santo Daime é tema de palestra no Fórum Social Mundial

Com respeito às pessoas e suas opções, é apenas minha opinião:

É, o Deus vivo, criador de todas as coisas, parece não ser muito conhecido, ou, já é muito conhecido e precisamos de novidades. Também, um Deus que tem pelo menos dois mil e oito anos já é um pouco velho, precisamos é de novidades, coisas que nos preencha no presente sem pensar no futuro da alma. Notei que nem sequer mensionam o nome de Jesus, que, me parece, a maioria das pessoas, cristãos ou não, conscientes ou não, apelam para "Óh Jesus, Óh meu deus, que deus me ajude, deus te abençõe", e por ai vai. Portanto, a biblia diz que Jesus é a verdadeira bebida e verdadeira comida (Jo 6:55 e 56), e eu creio.

A Notícia:
BELÉM (PA) - Professora da UEPA discute saberes e valores de práticas educativas da religião amazônica em palestra que ocorre hoje (28), às 16h, no espaço inter-religioso da UFPA. Amanhã haverá um ritual de trabalho espiritual coletivo, onde os participantes poderão experimentar o chá do sacramento (Ayahuasca), tradicional da religião.

Um ambiente religioso pode ser considerado uma agência educativa? Quais as diferenças e semelhanças entre os modelos de educação tradicional e o utilizado nas práticas pedagógicas do Santo Daime, onde o uso de bebidas psicoativas é aliado ao conjunto de saberes culturais de natureza religiosa? Essas e outras questões serão debatidas na palestra "A Educação na religião do Santo Daime", que será ministrada pela Prof.a Dr.a Maria Betânia de Albuquerque, dia 28 de janeiro, às 16h, no Espaço inter-religioso da UFPA,durante a programação do Fórum Social Mundial 2009.

A palestra é uma prévia da pesquisa de pós-doutoramento que a professora apresentará à Universidade de Coimbra, onde pretende contextualizar historicamente a origem das práticas culturais centradas no uso de bebidas psicoativas, como é o caso do Daime, e identificar os aspectos pedagógicos que fazem dessa religião uma escola, mapeando os saberes que caracterizam o conteúdo de seu ensino.

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora do programa de pós-graduação em educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a professora defende a religião com conhecimento de causa: É uma das representantes do Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra – CEFLURIS, no Fórum Social Mundial, participando ativamente dos rituais do movimento religioso. Para ela, o Fórum é uma oportunidade única de socializar sua pesquisa com as pessoas da região e de outros países: "Meu objetivo é difundir e dividir o conhecimento nativo da Amazônia para diferentes povos e culturas que estarão reunidas no Fórum Social Mundial. É importante pra mim e pra UEPA, que é financiadora da minha pesquisa. Vai ser uma oportunidade interessante para as pessoas do mundo inteiro, que nutrem curiosidade sobre a religião que é tradicional da Amazônia".

Além de saber mais sobre as práticas educacionais do Santo Daime, os participantes poderão conhecer um dos rituais da religião. Um ritual coletivo de purificação espiritual está programado para amanhã, aproximadamente às 18h, onde a bebida do Santo Daime, obtida pela coccão de duas plantas e também conhecida como o chá de Ayahuasca, poderá ser experimentada gratuitamente pelos participantes.

Serviço: Palestra "A educação na religião do Santo Daime", ministrada pela Prof.a Maria Betânia Barbosa de Albuquerque (Representante do CEFLURIS, doutora em educação pela PUC-SP e professora do programa de pós-graduação da UEPA). Espaço Intereligioso da UFPA. Amanhã, dia 29 de janeiro, às 17h. Às 18h haverá um ritual coletivo com distribuição do chá do Santo Daime. (Ascom/ Uepa)

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário