Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Vitória para a língua portuguesa na UE

O Parlamento Europeu decidiu que o Português passa a ser uma das línguas oficiais nas cabines de interpretação das reuniões periódicas entre deputados europeus e dos países ACP (África Caraíbas e Pacífico).

Parlamento Europeu

A decisão tomada pela mesa do Parlamento Europeu vem dar satisfação a uma reivindicação dos deputados portugueses que há muito se batiam por esta decisão.

Os eurodeputados portugueses e os deputados de países como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe vão passar a seguir os trabalhos da Assembleia Parlamentar Paritária na língua de Camões.

«Vencemos esta batalha»

O Português fica assim ao mesmo nível do Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol na cabine de interpretação da Assembleia Parlamentar Paritária.

"Estou muito satisfeita por termos vencido esta batalha e consagrado a língua portuguesa a nível internacional", referiu Edite Estrela, eurodeputada socialista.

Os eurodeputados portugueses membros desta instância são Carlos Coelho (PSD), Emanuel Jardim Fernandes (PS), Elisa Ferreira (PS), Ana Gomes (PS) e José Ribeiro e Castro (CDS-PP).

77 países nas sessões plenárias

A Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE foi criada na sequência da celebração de um acordo de associação designado por Convenção de Iaundé. Este acordo, hoje chamado Acordo de Cotonu, liga a União Europeia a 77 países da África, das Caraíbas e do Pacífico.

Foi concluído para melhorar os níveis de vida e de desenvolvimento económico dos países ACP e instaurar uma cooperação estreita entre estes países e a União Europeia.

Os representantes dos 77 países ACP reúnem-se duas vezes por ano em sessão plenária, alternadamente num país ACP e num país da União Europeia, durante uma semana, com os seus 77 homólogos, deputados ao Parlamento Europeu.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário