Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Pensamentos do Dia

“As necessidades do país em inovação, competitividade, desenvolvimento econômico, conservação ambiental, diminuição de desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida exigem respostas e avanços da universidade pública brasileira, mas sem abandonar sua responsabilidade com o ensino, a pesquisa e a extensão. Esse é o seu maior desafio.”
Herman Jacobus Cornelis Voorwald, novo reitor da Unesp, no artigo “O desafio da universidade pública brasileira” (Folha de SP, 14/1)

“A leitura vai muito além da informação. Ela mostra que os fatos são sempre inventados, relativos e determinados por perspectivas. Um mesmo “fato” pode produzir pontos de vista diversos, relativos a um mesmo dilema ou questão. Num mundo permeado por contradições, a leitura é um instrumento privilegiado para entendê-las e eventualmente superá-las.”
Roberto DaMatta, antropólogo, no artigo “O presidente não lê” (O Globo, 14/1)

“Ao contrário do que se imagina, não é do ventre do destino que nasce o grande líder, nem é apenas com a sorte que se forma um conjunto de lideranças. A vida do indivíduo é apenas um referencial, e a sorte só pode ser entendida como a dinâmica da história, o resultado de interações. São as circunstâncias e as respostas que a política fornece a eles que formam e que forjam o grande líder. Biografia e história se fundem e se confundem; a necessidade imposta pelo momento é dínamo da liderança e, portanto, da mudança. Daí provém os grandes nomes, os personagens que ficam para a história.”
Carlos Melo, cientista político, no artigo “A política está de volta” (Valor Econômico, 14/1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário