Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Um bispo gay e um pastor antigay na posse de Obama

Um bispo anglicano que se declarou publicamente homossexual pronunciará uma oração no ato de tomada de posse do presidente-eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, em uma decisão que poderia ajudar a mitigar a polêmica pelo fato de que o pastor conservador Rick Warren pronuncie o sermão principal. Gene Robinson, bispo episcopal de New Hampshire, está no centro da controvérsia sobre a homossexualidade nessa igreja e aconselhou Obama em várias ocasiões durante a campanha presidencial.

A reportagem é do sítio Religión Digital, 12-01-09. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

“Estou preocupado e muito honrado por esse convite”, declarou Robinson em uma entrevista telefônica.

Robinson dará sua homilia nos degraus do Lincoln Memorial, onde o líder dos direitos civis Martin Luther King pronunciou seu famoso discurso “Eu tenho um sonho”, em 1963.

Controvérsia por causa de Warren

Muitos militantes do Partido Democrata e ativistas pró-direitos civis dos gays criticaram a eleição de Warren, um pastor evangélico, para que pronunciasse o sermão principal da cerimônia de posse.

Warren, pastor de uma igreja no sul da Califórnia, é conhecido por fazer campanha contra a pobreza e a doença, mas também é promotor da Proposition 8 da Califórnia, que proibiu expressamente o casamento gay, algo com o qual Obama não está de acordo.

De fato, o próprio bispo gay qualificou a eleição de Warren como uma “bofetada na cara”, mesmo que tenha destacado que não acredita que Obama o tenha escolhido em resposta à presença de Warren, mas porque ele apoiou explicitamente Obama em maio do ano passado.

No entanto, Robinson considera que sua presença “certamente não passará despercebida entre a comunidade gays e lésbicas”, já que, na sua opinião, “é importante para as pessoas se sentirem representadas”.

Satisfação na comunidade gay

O próprio Robinson não está isento da polêmica, já que a comunhão à qual pertence, formada por 77 milhões de fiéis e que agrupa a todos os seguidores da Igreja Anglicana nos Estados Unidos, esteve dividida desde que, em 2003, chegou ao seu posto de bispo, sendo a primeira pessoa abertamente homossexual a ocupar um cargo com essas características.

Além disso, Robinson, que no ano passado contraiu matrimônio com seu parceiro de toda a vida, considera que sua presença é uma aposta pela inclusão.

Nesse sentido, Joe Solmonese, presidente da associação de defesa dos direitos dos homossexuais Human Rights Campaign, qualificou a escolha de Robinson de “animadora”.

“É uma mensagem com a qual todos podem se identificar neste país”, acrescentou Salmonese.


Unissinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário