Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 11 de janeiro de 2009

O Vinho e a Bíblia

Steve Harmon

1. A Primeira Menção de Vinho ou Bebedice:
Gênesis 9:20-25 "E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou
Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos."

Resultou em:
a. Nudez
b. Perversão Sexual (Homossexualidade)
c. Divisão na família
d. A Maldição de um neto e da sua progenitura

2. A Segunda Menção de Vinho.
Gênesis 14:18-20 "E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."

Resultados:
a. Melquisedeque, um tipo ou manifestação pré-encarnada de Cristo
b. Levou pão e vinho (A Ceia do Senhor)
c. Indica que haja mais de um tipo de vinho nas Escrituras.

3. A Terceira Menção de Vinho e Bebedice
Gênesis 19:31-36 "Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra; Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai. E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai. E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai."

Resultou em:
a. Nudez.
b. Perversão Sexual (Incesto).
c. A Destruição da Estrutura Divina para a Família.
d. Esse ato trará grande problemas para o Povo de Israel nos anos futuros.

4. O Senhor deu Mandamento para o Sacerdote não beber vinho.
Levítico 10:8-11 "E falou o SENHOR a Arão, dizendo: Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações; E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo, E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por meio de Moisés."

Condições do mandamento:
a. Para que Deus não os mate.
b. Trata-se de um mandamento perpétuo.
c. Para que possam determinar a diferença entre o santo e o profano.
d. Para que possam determinar a diferença entre o limpo e o imundo.
e. Para que possam ensinar o que Deus disse.

Hoje, os Cristãos são chamados sacerdotes.

I Pedro 2:5-12 "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia
da visitação, pelas boas obras que em vós observem."

a. Não apenas um sacerdócio mas um sacerdócio santo.
b. Nosso sacerdócio é maior do que o deles, nossa santidade deve ser maior do que deles.
c. Devemos anunciar as virtudes do Senhor.
d. Abstenção de concupiscências carnais que combatam contra a alma (isso inclui a abstenção de beber vinho).

5. Nenhum vinho enquanto separado ao Senhor.
Números 6:2-3 "Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR, De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá."

Números 6:20-21 "E o sacerdote os oferecerá em oferta de movimento perante o SENHOR: Isto é santo para o sacerdote, juntamente com o peito da oferta de movimento, e com a espádua da oferta alçada; e depois o nazireu poderá beber vinho. Esta é a lei do nazireu, que fizer voto da sua oferta ao SENHOR pelo seu nazireado, além do que suas posses lhe permitirem; segundo o seu voto, que fizer, assim fará conforme à lei do seu nazireado."

Juizes 13:3-7 "E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte."

Sobre esse Voto:

a. Geralmente esse é um voto temporário.
b. Esse voto representa uma consagração maior a Deus.
c. Abstenção completa durante o voto.

Devemos ser separados do mundo, para Deus.

II Coríntios 6:17-18 "Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso."

Romanos 12:1-2 "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."

a. Devemos ser separados ao Senhor até a volta de Jesus ou que vamos estar com Ele.
b. Nossa consagração a Deus deve pedir este nível de separação.
c. Deus nos diz que somente isso é racional.

6. O Rei e o Juiz não devem beber o vinho.
Provérbios 31:4-7 "Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais."

a. O beber faz o bebedor esquecer a lei.
b. O beber faz o bebedor perverter o julgamento.
c. O beber faz o bebedor falhar em proteger o afligido.

Hoje os Cristãos são chamados Reis e Príncipes.

Apocalipse 1:4-6 "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém."

a. Somos feitos reis por Deus e para Deus.

O Cristão é o Juiz do Mundo.

I Coríntios 2:14-16 "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."

a. Se somos juízes não devemos beber e perverter o julgamento.

Advertências Contra Vinho e Bebedice

1. Causa emoção exagerada.

Salmo 78:65 "Então o Senhor despertou, como quem acaba de dormir, como um valente que se alegra com o vinho."

2. Causa desequilíbrio.
Salmo 107:27 "Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino."

3. O vinho escarnece do bebedor.
Provérbios 20:1 "O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio."

4. Leva à pobreza.
Provérbios 21:17 "O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá."

Provérbios 21:20-21 "Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota. O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra."

5. Causa o bebedor se ferir.
Provérbios 26:9 "Como o espinho que entra na mão do bêbedo, assim é o provérbio na boca dos tolos."

6. Causa o bebedor rejeitar a obra de Deus.
Isaías 5:11-13 "Ai dos que se levantam pela manha, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente! E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos. Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede."

7. Causa o bebedor vomitar.
Isaías 19:14 "O SENHOR derramou no meio dele um perverso espírito; e eles fizeram errar o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando se revolve no seu vômito."

8. Resulta em nudez.
Lamentações 4:21 "Regozija-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz; o cálice passará também para ti; embebedar-te-ás, e te descobrirás."

9. O mandamento é jamais se ser bêbedo.
Romanos 13:13 "Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja."

10. Somos ordenados não ofender com bebida.
Romanos 14:21 "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça."

11. Somos ordenados não nos associarmos com Bêbedos.
I Coríntios 5:11 "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais."

12. Somos ordenados não sermos bêbedos com o vinho.
Efésios 5:18 "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;"

Tipos de Vinho
1. Vinho Novo/Mosto [suco de uva recém espremidas]
Isaías 65:8 "Assim diz o SENHOR: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos, que não os destrua a todos,"

Joel 1:10-12 "O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou. Envergonhai-vos, lavradores, gemei, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu."

Isaías 24:7 "Pranteia o mosto, enfraquece a vide; e suspiram todos os alegres de coração."

Provérbios 3:9-10 "Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares."

Neemias 10:37-39 "E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura. E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às
câmaras da casa do tesouro. Porque àquelas câmaras os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas alçadas do grão, do mosto e do azeite; porquanto ali estão os vasos do santuário, como também os sacerdotes que ministram, os porteiros e os cantores; e que assim não desampararíamos a casa do nosso Deus."

Neemias 13:5 "E fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também a oferta alçada para os sacerdotes."

2. Vinho Real.
Ester 1:7 "E dava-se de beber em copos de ouro, e os copos eram diferentes uns dos outros; e havia muito vinho real, segundo a generosidade do rei."

3. Vinho Misturado.
Provérbios 23:29-35 "Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez."

4. Vinho Aromático.
Cantares 8:2 "Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe, e tu me ensinarias; eu te daria a beber do vinho aromático e do mosto das minhas romãs."

5. Vinho Doce/Mosto [suco de uva recém espremidas]
Isaías 49:26 "E sustentarei os teus opressores com a sua própria carne, e com o seu próprio sangue se embriagarão, como com mosto; e toda a carne saberá que eu sou o SENHOR, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Forte de Jacó."



Dr. Steve Harmon, Pastor

Tradução: Calvin G Gardner, 2004

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).
Fonte

Sepal

Um comentário:

  1. bem o pastor so mostrou um lado da blibia, de maneira que so fala do bebado, mais sera que todos que bebem alguma bebida alcoolica bebe ate ficar bebado, mais cade os vs que fala afavor do vinho. o pastor falou do voto da lei do nazireado, mais esqueceu do final do voto. depois o narizeu pode beber vinho. nomeros 6:20 o pastor mostrou provebios e salmo falando do bebado mais esqueceu mais uma vez do livro de sabedoria e salmo. nao e pois bom para o homem que coma re beba, e que faça gozar asua alma do bem do seu trabalho? isto tambem vi que vem da mao de Deus. eclesiastes 2:24 entao exaltei eu a alegria, por quanto o homem nenhuma causa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se,porque isso o acompanhara no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe da debaixo do sol. eclesiastes 8:15 para rir se fazem convites, eo vinho alegra a vida, e por tudo o dinheiro responde eclesiastes 10:19 e o vinho que alegra o coraçao do homem, e faz reluzir o seu rosto como azeite, e o pao que fortalecer o seu coraçao salmo 104:15 vai a casa dos racabitas,e fala com eles, e leva os a casa do senhor, a um das camaras, e da-lhes vinho a beber jeremias 35;2 os recabitas nao bebia vinho porque seus pais (homens) tinha proibido, nao Deus si foçe Deus, Deus nao mandaria o profeta da vinho a eles, o primeiro milagre de jesus transforma agua em vinho.joao 2 jesus bebia vinho veio o filho do homem, que come e bebe, e dizeis eis ai um homem comelao e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores lucas 7:34 apostolo paulo fala para os bispo nao ser dado ao vinho, timoteo 3:3 para diaconos ele fala para nao ser dado a muito vinho(pouco vinho)timoteo 3:8 enfim o cristao tem o direito de escolher si vai bebe ou nao qualquer bebida que seja, sem ser escravizar ninguem teve ser o que o homem fala ou manda, melhor abedecer a Deus do que a homens, hipocritas, bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo; este povo honra-me com a seus labios, mais o seu coraçao esta longe de mim. mas em vao me adoram, ensinando doutrina que sao preceitos dos homens. mateus 15:7

    ResponderExcluir