Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

EUA - As operações secretas na era Bush

As forças especiais do exército norte-americano efectuaram uma dezena de operações secretas contra Al Qaeda e outros grupos islamistas no Paquistão e na Síria, com o acordo da administração do presidente George W. Bush

A directiva, classificada como confidencial, foi assinada no início de 2004 por Donald Rumsfeld, na altura secretário da Defesa, com a aprovação do presidente George W. Bush, indicou domingo o New York Times, citando oficiais superiores norte-americanos cuja identidade não é mencionada.

A ordem deu aos militares permissão para atacar a Al Qaeda e outros alvos hostis em qualquer lugar no Mundo, incluindo em países em guerra com os Estados Unidos.

Uma equipa do Seals (forças especiais de nadadores de combate da marinha norte-americana) efectuou um raide contra um campo suspeito de abrigar um militante islamita na região de Bajaur no Paquistão em 2006, referiu o diário no seu site de Internet, citando um antigo alto responsável da CIA.

As pessoas encarregues de planear esta operação puderam segui-lo em directo desde a sede da CIA na Virgínia graças a uma câmara instalada num drone, um Predator, que foi enviado para essa zona, prosseguiu o jornal.

Um outro raid foi efectuado por forças especiais norte-americanas na Síria a 26 de Outubro em cooperação com a CIA, prosseguiu o relatório.

O New York Times referiu que não há informações sobre outras operações secretas e sublinhou que os responsáveis militares destacam, de acordo com a directiva de 2004, que o Irão não constava da lista dos objectivos.

http://aeiou.visao.pt/Actualidade/Mundo/Pages/operacoessecretaseua.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário