Na Bulgária, as temperaturas atingiram, pelo quarto dia consecutivo, valores recorde, com a cidade oriental de Dobrich a registar o nível mais baixo, 17 graus negativos.
Em Sofia, os termómetros desceram aos seis graus negativos e as ruas ficaram cobertas com uma camada de neve de 25 centímetros de espessura, o que dificultou a circulação dos transportes públicos e obrigou a abertura de vias alternativas no centro da capital.
Ainda neste país, um dos mais afectados pela suspensão do abastecimento do gás natural russo, cerca de 80 escolas foram encerradas por falta de aquecimento e dezenas de fábricas foram obrigadas a paralisar a actividade para racionar as reservas do combustível.
Dez mortos na Polónia
Na Polónia, a actual vaga de frio já fez um total de dez vítimas mortais, na sua maioria idosos e sem-abrigo, como foi o caso de um homem, 57 anos, que morreu quinta-feira em Cracóvia (sul) devido ao frio intenso.
O Ministério do Interior polaco informou que, desde Novembro, 78 pessoas morreram por hipotermia no país.
Em algumas zonas do território polaco, as temperaturas desceram hoje aos 20 graus negativos.
A onda de frio e a queda de neve intensa também provocaram problemas na rede de transportes públicos polacos, tendo sido necessário encerrar temporariamente a Estação Central de Varsóvia, a mais importante do país.
Também a circulação do serviço público de autocarros foi afectada e, em algumas zonas da capital, foi mesmo paralisada.
O gelo obrigou na Alemanha ao encerramento de várias vias marítimas, nomeadamente no rio Elbe.
Os blocos de gelos no rio levaram à interrupção do tráfego marítimo a cerca de 100 quilómetros da zona norte de Hamburgo, o principal porto da região norte, e de Domitz.
O percurso marítimo entre a região de Wolfsburg e de Artlenburg está igualmente encerrado.
Aeroporto de Madrir suspende voos
Em Espanha, o aeroporto de Barajas, em Madrid, suspendeu hoje ao final da manhã todas as suas operações devido ao forte nevão que cai desde o princípio do dia e que está a afectar as instalações e a dificultar os voos.
O nevão que caiu na região de Madrid causou igualmente o caos na circulação rodoviária, com mais de 300 quilómetros de estradas da região com trânsito bloqueado ou a circulação interrompida ou dificultada. Algumas rotas escolares foram afectadas pelo nevão.
As autoridades locais de vários municípios começaram já a distribuir sal por várias ruas, recomendando aos peões a precaução máxima, havendo já registos de quedas em vários locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário