A meleca marrom que se acumula dentro de nossos ouvidos deve ficar lá.
A Cera de ouvido “Não é algo intrinsecamente ruim e conseqüentemente não deve ser removida simplesmente porque está presente”, disse Peter Roland, um otorrinolaringologista da Universidade de Texas Southwestern, em Dallas, nos EUA. “Na realidade ela serve uma função e, portanto se você não tem que removê-la, deve deixá-la no seu lugar.”
Peter dirigiu um painel de doutores encarregados de determinar novas indicações para a remoção da cera de ouvido para algumas instituições estado-unidenses. As indicações têm o objetivo de determinar sob quais circunstâncias a cera deve ser removida dos ouvidos e revelar aos médicos quais métodos de remoção funcionam melhor.
Eles esperam que as indicações não caiam em ouvidos surdos: Cerca de 12 milhões de pessoas, apenas nos EUA, buscam cuidados médicos por causa de pressão nos ouvidos causada por limpeza excessiva de cera de ouvido. A pressão, segundo eles, pode causar dor, coceira, odor ruim, chiado e corrimento nos ouvidos. Em casos extremos pode causar perda auditiva.
Bom para você
Há uma razão para a cera. Ela é um agente autolimpante com propriedades antibacterianas e lubrificantes protetoras, dizem os médicos.
É por isso que minúsculas glândulas na parte externa do canal do ouvido constantemente bombeiam uma substância líquida que se mistura com pedacinhos de pele morta e pêlos e passa a ser chamada de cera de ouvido ou cerume. Cerume excessivo normalmente sai gradativamente do canal do ouvido com impulso extra da mastigação e outros movimentos do maxilar, carregando consigo sujeira, pó e outras partículas do canal do ouvido. Em seguida seca e se aglutina para cair pela orelha.
Quando o trem natural do cerume funciona mal, ou quando indivíduos cutucam seus ouvidos com cotonetes ou outros objetos estranhos como chaves ou palitos de fósforo, a cera pode se acumular e bloquear parte do canal do ouvido.
“Então há muitas pessoas que usam tampões de ouvido ou uma ou outra razão, … ou que são viciadas em seus walkmans, e isso pode aumentar a possibilidade de que a cera não consiga sair sozinha”, disse Peter para o site LiveScience.
Adultos mais velhos tem mais chance de acúmulo de cera de ouvido que indivíduos mais jovens. “A cera fica muito mais espessa, seca e somado ao fato de que há mais pelos no ouvido quando você fica mais velho, isso a aprisiona”.
“Infelizmente muitas pessoas sentem a necessidade de remover manualmente o cerume dos ouvidos. Isso pode resultar em impactos futuros e outras complicações ao canal do ouvido. Não ponha nada menor do que o seu cotovelo no seu ouvido”.
Deixe seus ouvidos em paz
Para a maior partes dos indivíduos as novas indicações sugerem que você deixe seus ouvidos em paz a não ser que experimente sintomas que você acha que estão associados com o acúmulo cera de ouvido.
Não existe nenhuma evidências que as gotinhas que encontramos nas farmácias sejam melhores do que água destilada ou soro fisiológico. As gotas ajudam a amolecer a cera e o ouvido comumente faz o resto do trabalho.
As indicações afirmam que não devemos utilizar cotonetes ou qualquer outro objeto para remover a cera dos ouvidos. Jatos de irrigação oral e a técnica da medicina alternativa chamada de terapia termo-auricular não devem ser feitas. A última não é somente ineficaz, mas também perigosa.
Três técnicas comuns para a remoção de cera nos consultórios funcionam melhor de maneira igual. Uma delas consiste em inundar o ouvido com uma solução líquida, outra consiste em remover manualmente a cera com a ajuda de um microscópio usando instrumentos médicos e finalmente mandar o paciente para a casa com algumas gotas para os ouvidos.
A mensagem final de Peter é que ninguém deve se sentir sujo com um pouco de cera nos ouvidos. O cerume cumpre importantes funções fisiológicas e, se não houver razão para removê-la, ela deve ser deixada quieta, principalmente se você quer ouvir estas ilusões sonoras como estas.
Hipercience
Nenhum comentário:
Postar um comentário