Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Reportagem sobre Maomé censurada

Revista francesa é impedida de circular no Marrocos por ter reportagem sobre as relações entre cristãos e muçulmanos, mostrando imagens de Jesus e do profeta do Islã.

Embora seja considerado mais liberal que outras nações muçulmanas do norte da África, o Marrocos deu mais um exemplo de intolerância islâmica. Uma edição da revista francesa L'Express International foi censurada por autoridades marroquinas por supostamente ofender a fé islâmica. A reportagem de capa, intitulada O choque Jesus-Maomé, discute a complicada relação entre o cristianismo e o Islã. A capa da edição marroquina da publicação chegou a ser alterada, com a face de Maomé coberta, ao contrário da edição que circulou na França.

O ministro da Informação do Marrocos, Khalid Naciri, disse que a edição da revista infringiu o Código de Imprensa do país. O artigo 29 do instrumento legal permite que o governo feche ou censure qualquer publicação que ofenda o Islã ou o rei do país. Já os editores de L'Express International se consideram censurados. A direção da revista afirmou que tentou ser sensível à opinião dos muçulmanos, mas que não entende o motivo do ato. Em seu site na internet, os responsáveis pela publicação disseram que a matéria foi publicada na véspera de um encontro em Roma entre acadêmicos cristãos e muçulmanos, cujo objetivo era justamente melhorar o diálogo entre os dois grupos religiosos.

(Com reportagem de O Globo)

04/11/2008
http://www.cristianismohoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário