O Sol está na sua fase mais tranqüila dos onze de seu ciclo de atividades. Neste ano ele esteve excepcionalmente quieto, pois são 200 dias seguidos sem manchas solares observáveis.
O vento solar também está nos níveis mais baixos dos últimos 50 anos. Os cientistas não estão certos sobre o significado desta calma incomum, mas monitoram continuamente nossa estrela-mãe com um conjunto de satélites e telescópios.
Seguem abaixo algumas imagens recentes do Sol, indicadas pelos amigos do Novo Mundo, de quando nossa estrela estava em tempos mais agitados. O Novo Mundo também publicou este conto incrível, atribuído à Isaac Asimov, sobre este mesmo tema. Vale muito apena ler.
A imagem do topo deste artigo é de um eclipse solar total fotografado na Índia em 1980.
Uma gigantesca nuvem de plasma é expelida pela fina coroa solar a 60 mil graus Celsius. As áreas mais quentes do Sol, nesta foto, mostram-se quase brancas, enquanto aquelas em vermelho escuro são as mais ‘frias’.
Imagem em close das estruturas magnéticas na superfície solar realizada em 2003.
Uma mancha solar e a superfície granulada do Sol em 4 de agosto de 2003.
Esta imagem em cores falsas de três camadas mostra um período de atividade moderada da coroa solar. As cores mais vivas mostram as áreas mais ativas e o azul e verde mostra o plasma mais frio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário