Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Briga no Santo Sepulcro

Monges ortodoxos gregos e frades da igreja apostólica da arménia envolveram-se durante este domingo em confrontos por causa da presença de clérigos de ambas as igrejas na festa da celebração da descoberta da cruz onde Jesus Cristo foi crucificado.

A polícia israelita teve de intervir para acabar com a rixa que já estava a ser disputada ao murro entre as duas confissões. Depois de terem conseguido acabar com a confusão, as forças da autoridade detiveram um monge ortodoxo grego e um monge arménio segundo noticia o site online do jornal El País.

A briga começou quando monges da Igreja Apostólica da Arménia celebravam a festa da descoberta da cruz de Cristo, que segundo esta religião foi descoberta durante o século IV, no interior da igreja do Santo Sepulcro. Clérigos afectos à igreja ortodoxa grega exigiram permanecer no edículo (local minúsculo dentro do Santo Sepulcro aonde supostamente se encontra o túmulo de Cristo), mas foi lhes negado esse direito pelos monges arménios. Os frades ortodoxos gregos tentaram ainda conter o início da procissão da confissão armena, facto que originou o início da confusão.

O resultado não poderia ser pior e acabou por acontecer uma luta aos murros entre vários membros das duas religiões que só terminou quando houve a intervenção das forças da autoridade israelitas, que dispersaram a multidão com balas de borracha. Depois do fim dos confrontos foram detidos dois monges pela polícia, um frade grego ortodoxo e outro da igreja da Arménia.

Segundo o padre Pakrat, do patriarcado armeno, a petição entregue pela Igreja Ortodoxa Grega para permanecer no edículo durante a festa, infringe o normal funcionamento das regras que gerem a permanência conjunta das seis religiões cristãs na igreja do santo sepulcro.

Já o arcebispo Aristarcos, proeminente figura do patriarcado ortodoxo grego, lamentou os incidentes no interior de um local santo e desresponsabilizou a sua confissão de ter começado a contenda.

http://diario.iol.pt/internacional/santo-sepulcro-israel-ortodoxos-armenios-jerusalem-portugal-diario/1011381-4073.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário