Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

FALA, PROFESSOR - Diferenças entre exercício físico e atividade física

Nos dias atuais, muitas pessoas prezam por qualidade de vida e beleza corporal e recorrem a muitos tratamentos para isso. Mas não sabem que o hábito de realizar uma atividade ou um exercício físico, faz toda a diferença. Quem explica as características que difere o exercício físico da atividade física é a professora de educação física, Marnie Raphaella dos Santos.

Ela enfatiza a importância da pratica diária de ambos e explica que a atividade física ou atividade da vida diária não estruturada está relacionada à saúde.


Marnie dos Santos explica que o excesso de
peso corporal pode acarretar diversos
problemas de saúde


''A atividade física possibilita a realização de movimentos corporais com vigor auxiliando na melhora das capacidades físicas - força, resistência, flexibilidade, coordenação e velocidade, e possibilita um baixo risco de adquirir doenças crônicas. Então se denomina por toda e qualquer atividade, onde o indivíduo tenha um gasto energético maior que seus níveis de repouso, ou seja, são atividades realizadas no cotidiano do homem onde a musculatura envolvida tenha um movimento pré-determinado. Exemplo de atividades físicas seria trabalhar, andar de bicicleta, dançar, limpar a casa, coisas corriqueiras do dia a dia'', conta a professora.

Já o exercício físico é naturalmente qualquer atividade física, estruturada, planejada e repetitiva que tem por objetivo um aumento da aptidão física. ''A aptidão física engloba a composição do peso corporal que é separada em massa muscular, massa de gordura, peso ósseo e o residual. Com o exercício em pessoas adultas é possível mudar somente a massa muscular e a massa de gordura'', explica Marnie.

Ela ainda destaca que o excesso de peso corporal pode acarretar diversos problemas de saúde como doenças crônico-degenerativas como hipertensão arterial, diabetes e complicações cardiovasculares. ''O exercício físico proporciona flexibilidade, um outro componente da aptidão física, que contribui para o condicionamento funcional do homem e resistência muscular que é a força, a tensão máxima que um grupo muscular específico pode produzir''.

Além de tudo ainda proporcinoa melhor resistência cardiorespitarória, conhecida como capacidade aeróbica. ''Com a prática diária de exercícios físicos, o organismo se adapta a esforços físicos de moderada intensidade por períodos relativamente longos de tempo'', frisa Marnie.

Cabe a pessoa que pratica atividades físicas ou exercícios físicos escolher qual desses, atenda melhor suas necessidades. Seja a de auxiliar na manutenção, na reabilitação ou na a prevenção de futuras doenças.

A professora lembra que é de extrema importância contar com a ajuda de um profissional formado em Educação Física, para estabelecer qual será a frequência, o volume e a intensidade dos exercícios.

Marnie finaliza dizendo que ''a prática de exercícios e atividades físicas podem fazer pelo homem que as praticam, o que nenhum médico pode fazer para a prolongação da vida''.

Kalinka Amorim
Reportagem Local

Folha de Londrina


14 comentários:

  1. É muito bom saber a diferença entre os dois. Eu faço atividade física, odeio exercícios.

    ResponderExcluir
  2. eu gostei muito desse assunto...

    serviu para colocar no meu trabalho de educação fisica........

    ResponderExcluir
  3. É incrivel saber que há diferença,pois não sabia ,e gostei de tirar minhas dúvidas sobre.

    ResponderExcluir
  4. Isso tudo que você está falando tem referência bibliográfica??
    Não é possível aumentar a massa óssea em adultos não??
    Então os artigos que li sobre exercício e osteopenía e osteoporóse estão todos errados.

    ResponderExcluir
  5. gostei da esplicação

    ResponderExcluir
  6. vlw este e o canteudo da manha prova eu nao estava sabendo nada vlw mesmo gente

    ResponderExcluir
  7. gostei muito desse artigo serve muito bem para botar no trabalho

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada serviu pra eu colocar no trabalho de educação fisica e é muito bom saber a diferença dos dois !

    ResponderExcluir
  9. massa massa!!! Eu tô fazendo escolar aki e até q deu pro gasto!!! rsrsrs mentira eu adorei de verdade!!!

    ResponderExcluir
  10. Massa Massa!!! Eu tô fazendo um Trabalho Escolar Aki e até que deu Pro Gasto!!! rsrsrsrsrs mentira adorei de verdade!!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei em saber do assunto, contribuiu muito para meus conhecimentos na area!

    ResponderExcluir