Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Brasil: Denúncia de manipulação afasta árbitro da decisão do título

A poucas horas da decisão do Brasileirão, com São Paulo e Grémio num final ao «sprint», está instalada a polémica no futebol brasileiro: a CBF anunciou este sábado, em comunicado, que o árbitro inicialmente designado para o decisivo Goiás-São Paulo, Wagner Tardelli, seria desnomeado.

Segundo o comunicado, uma denúncia chegada à sede da CBF pela manhã daria conta de o envolvimento de alguém, alegando actuar em nome do árbitro, numa «tentativa de manipulação do resultado» de um jogo que, em caso de vitória, dará o título ao São Paulo. O comunicado salienta a «mais absoluta confiança» na «lisura e carácter» de Tardelli, e salienta que a realização de novo sorteio visa, antes de mais, preservar o próprio juiz e «garantir a transparência e o mérito do resultado em campo».

O próprio Wagner Tardelli, em declarações reproduzidas no site da CBF, mostrou estar de acordo com o seu afastamento: «Estou preparado e em condições de apitar o jogo. Mas em função desses acontecimentos, que tenho certeza de que o presidente Ricardo Teixeira vai apurar até o fim, a CBF fez bem em realizar um novo sorteio. Sou o primeiro interessado em que tudo seja devidamente apurado», frisou.

Mais tarde, falando à Rádio Record, o árbitro esclareceu os contornos da denúncia: «Ninguém me procurou, não chegou nada para mim. Uma pessoa, usando o meu nome, estaria negociando com algum representante de um clube A, B ou C e acabou identificada pelo Ministério Público. Foram gravados alguns diálogos e tudo está sendo apurado. O melhor caminho é que outra pessoa apite o jogo tranquilamente, enquanto se apura o caso», frisou Tardelli, que sublinhou a sua convicção pessoal: « alguém usando meu nome participou disso».

O outro clube envolvido na luta pelo título, o Grémio, já manifestou a preocupação com o sucedido: «isso coloca essa partida sob suspeita e outros jogos do campeonato também. O Grémio teve vários prejuízos por erros de arbitragem e a CBF tem que tomar a providência de trocar o árbitro, abrir a investigação disso e dizer com transparência o que houve», afirmou o presidente do clube, Paulo Odone, à Rádio Bandeirantes.

À entrada da última jornada, o São Paulo lidera com dois pontos de vantagem sobre o Grémio, que recebe o At. Mineiro à mesma hora do Goiás-São Paulo.

http://diario.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário