Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

NASA lança satélite detector de dióxido de carbono

A NASA vai lançar em Fevereiro do próximo ano um satélite capaz de detectar dióxido de carbono na atmosfera do planeta. O OCO (Orbiting Carbon Observatory) permitirá apontar onde o CO2 está a ser emitido ou a ser absorvido pela superfície terrestre.

O OCO «é o primeiro engenho lançado no espaço dedicado especificamente a fazer um mapa do dióxido de carbono», referiu à BBC David Crisp, investigador principal da agência espacial dos Estados Unidos.

A forma como o CO2 se movimenta pela atmosfera ainda apresenta muitas dúvidas aos cientistas no estudo das alterações climáticas do planeta e, particularmente, no aquecimento global provocado pela emissão de gases com efeito de estufa.

A missão deste satélite será «fazer medições que sejam tão precisas que permitam procurar fontes e locais de absorção de CO2 na superfície» terrestre. O OCO vai detectar o CO2 junto ao solo onde o aquecimento é mais sentido.

Com o lançamento previsto para dia 23 de Fevereiro, o OCO vai juntar-se a uma frota de satélites conhecida como A-Train, que faz a medição dos sistemas atmosféricos e da água do planeta Terra.

IOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário