Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Agilidade de Bush - Mas para defende-se das Sapatadas.

Grupo de iraquinaos apóia jornalista que jogou sapatos em Bush

Muntazer al Ziadi foi preso no domingo após tentar agredir o presidente dos EUA

Ulemás (estudiosos do Islã), cientistas e advogados iraquianos expressaram nesta segunda-feira apoio ao jornalista Muntazer al Ziadi, preso domingo por jogar seus sapatos contra o presidente americano, George W. Bush, e chamá-lo de "cão".

— Jogar sapatos na cara de Bush é a resposta normal e adequada a tudo o que foi cometido por este "criminoso" e seu bando de assassinos contra o povo iraquiano —afirmou um representante do grupo, que reúne ulemás sunitas e xiitas.

Eles afirmaram ainda que estão dispostos a reunir uma equipe de advogados de defesa para conseguir a libertação do repórter iraquiano, que participava da entrevista coletiva de Bush e do primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, pelo canal de TV Al Baghdadi. Durante a entrevista, Ziadi se levantou do assento no qual se encontrava e após gritar "este é o beijo de despedida, cão!", jogou seus dois sapatos contra o presidente americano e errou ambos. Imediatamente após a agressão, Ziadi foi detido pelos membros da segurança que se encontravam na sala.

No bairro de maioria xiita de Cidade de Sadr, no leste de Bagdá, vários moradores participaram hoje de uma manifestação na qual pediram a libertação de Ziadi, segundo a agência independente de notícias iraquiana Aswat Al Iraq. O protesto, no qual os manifestantes descreveram o repórter como "herói", começou na Cidade de Sadr e terminou na praça de Al Firdus, no centro da capital.

No Iraque, como em grande parte do mundo árabe, lançar um sapato é uma das maiores ofensas que se podem cometer contra uma pessoa, da mesma forma que chamá-lo de "cão".

Assista ao vídeo, publicado no site YouTube



http://www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário