Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A Páscoa no Monte Gerezim, o Monte da Benção.

A Páscoa no Monte Gerezim, o Monte da Benção
Samaritanos
Samaritanos
Samaritanos
Samaritanos
Samaritanos
Samaritanos
Samaritanos
Samaritanos
Samaritanos
Samaritanos

* História de Israel

"וְהָיָה, כִּי יְבִיאֲךָ יְהוָה אֱלֹהֶיךָ, אֶל-הָאָרֶץ, אֲשֶׁר-אַתָּה בָא-שָׁמָּה לְרִשְׁתָּהּ--וְנָתַתָּה אֶת-הַבְּרָכָה עַל-הַר גְּרִזִים, וְאֶת-הַקְּלָלָה עַל-הַר עֵיבָל."
"E Será que quando Adonai trazer a terra, a qual herdarás, e proclamarás a benção sobre o Monte de Gerizim e a maldição sobre o Monte Ebal."

Este monte hoje é considerado o centro da fé dos Samaritanos desde o tempo dos reis até os dias de hoje. Anualmente estes realizam ali a tradicional páscoa samaritana com o sacrifício de cordeiros conforme no dia em que o povo saiu do Egito.

Para os Samaritanos, este é o Monte Moriah, onde quase teria ocorrido sacrifício de Isaque pela mão de Abraão. Segundo os mesmos, a santidade do monte teria sido declarada por Moisés, e este é o motivo pelo qual Josué teria construído ali o Altar de Sacrifícios, sobre o que seria, a "Colina do Mundo".

De acordo com a própria tradição samaritana, houve um conflito entre Eli e Azi, os sacerdotes descendentes de Arão, com isso Eli teria levado a divisão do povo, uma parte teria ficado com os samaritanos e outra com os israelitas(Judá).

Flávio Josefo relatou que a conquista da terra santa por Alexandre o Grande permitiu aos samaritanos s construção de um templo sobre o monte, que foi posteriormente destruído em 128 AC. O local ficou deserto até o século II, quando Antonius Pios construiu sobre ele um santuário pagão e em 484 foi construído ali uma igreja a qual foi fortificada por Justiniano no século VI, e destruída no século VIII pelos muçulmanos.

Outras informações

O Monte se sobre põe sobre a cidade de Nablus(Shechem) a mais de de 500 metros de altitude. Em sua parte superior do monte este está coberto de Pinheiros e no seu topo um panorama sobre toda a Samaria.

Em um estudo arqueológico na região, foi achado uma cidade que teria sobrevivido até o segundo século A.C. e que teria o seu fim em chamas, comprovando assim o relato de Flávio Josefo a respeito de sua destruição.

Na mesma área foi achada uma construção a qual assemelha-se ao templo construído pelos samaritanos, e no meio deste restos do que seria uma igreja conforme relatos históricos.

Na área do templo há uma grande rocha com marcas(Givat Olam, Colina do Mundo), reconhecido pelos samaritanos ser o local do "sacrifício de Isaque", para eles aqui estaria a Tenda da Revelação, o Santo dos Santos, por isso também é chamado de Beith El(Betel, Casa de Deus). Neste local é realizado anualmente a cerimonia da pascoa pelos samaritanos.

Junto dali há uma vila samaritana, onde moram a maioria dos samaritanos sobre o monte Gerizim, junto as residências há também ruínas de um templo romano, segundo pesquisas seria este o templo construído por Antonius Pios.

http://www.cafetorah.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário