Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 1 de novembro de 2008

Saem os Vampiros, entra Jesus

Anne Rice, escritora que ganhou fama com seus escritos sobre bruxaria e ocultismo, lança livro de memórias em que narra ter abandonado o ateísmo e retornado à fé cristã.

Das trevas para a luz. A expressão bíblica bem que poderia sintetizar a guinada da escritora americana Anne Rice, 67 anos, que ganhou celebridade mundial com o livro Entrevista com o vampiro, lançado em 1976. A obra, que vendeu milhões de exemplares, consagrou Rice num estilo literário marcado pelas alusões à bruxaria e ao esoterismo – mas tudo mudou a partir de 2002, quando ela começou a abandonar o ateísmo e se lançar nas mãos de Jesus. Agora, com o lançamento de seu livro de memórias Called out of Darkness: A spiritual confession (Saindo das trevas: uma confissão espiritual, sem previsão de lançamento no Brasil), ela não só exorciza o passado ocultista como deixa bem clara sua conversão à fé cristã.

Na verdade, a sua conversão é um retorno às suas origens. Católica fervorosa na infância, a escritora largou tudo na juventude, quando foi influenciada por escritores existencialistas e pelo ambiente universitário. “A religião parecia não me deixar espaços”, lembra. A etapa seguinte foi dedicar sua literatura ao gênero gótico, então em franca expansão na Europa ocidental e nos Estados Unidos. Publicou uma sucessão de romances, como A hora das bruxas, Memnoch, Rainha dos condenados e Sangue e ouro – As crônicas vampirescas, além, é claro, do best-seller Entrevista com o vampiro. Galvanizou multidões de leitores, embora parte da crítica considere suas obras como mal acabadas e repleta de clichês. Mas ela nunca demonstrou se importar muito com isso, e menos ainda agora, quando pretende fazer as pessoas acreditarem em outras coisas. "Meu objetivo é simples: escrever livos sobre nosso Senhor vivendo na Terra e fazê-lo real para as pessoas que não acreditam nele”, sintetiza, já demonstrando uma certa intenção proselitista: “Espere e oro por isso.”
No seu novo livro, Anne Rice conta que seu retorno à fé cristã foi um processo marcado por vários acontecimentos. Um deles foi a morte do marido, o poeta Stan Rice, vítima de um tumor cerebral há seis anos. Outro, bem mais prosaico, foi uma experiência espiritual vivida literalmente aos pés do Cristo. Ela escreveu que sentiu um delírio quando visitou o célebre monumento do Corcovado, no Rio de Janeiro. Janeiro.

“Quero ser hábil para pegar as ferramentas e tudo o que eu aprendi sendo uma escritora de vampiros e colocar a serviço de Deus. É uma oportunidade maravilhosa”, diz a escritora. Ela espera que o processo seja uma espécie de “redenção” e que Deus aceite os livros que vai escrever a partir de agora.

(Com reportagem da Associated Press)

http://www.cristianismohoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário