Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 3 de janeiro de 2009

As 10 mais Mortais Erupções Vulcânicas.

Erupções vulcânicas são consideradas as mais perigosas formas de catástrofe natural. O fluxo de lava que é lançada, é tão violenta que dificilmente dá tempo para fugir. Isso contribui para a enorme quantidade de acidentes que ocorrem em países e regiões ameaçadas com um vulcão ativo. Além da perda imediata de vidas e condições meteorológicas e anomais, as erupçoes levam a profundas alterações nas condições climáticas, muitas vezes demora vários anos para voltar ao normal.

10. Monte Vesúvio, na Itália (3360 mortes em 24 ago. 79 AD)

<span class=

Monte Vesúvio, na costa do golfo de Nápoles, e graças a bela paisagem de Nápoles que faz frente à sua notável elevação. Não obstante a sua beleza cênica, o Monte Vesúvio deu lugar a uma série de erupções vulcânicas, entre os quais, a que ocorreu em 79 AD tão violento que foi suficiente para destruir as prósperas cidades romanas de Pompéia e Herculano.

A erupção estendeu por mais de 19 horas liberando rocha vulcânica e cinzas suficientes para cobrir uma área nuito grande juntamente com chuva ácida. Diz-se que este enorme surto foi precedido por vários sinais na superficie da terra que os romanos não conseguiram perceber. Recentes escavações revelaram cerca de 1150 restos ósseos enterrados nas cinzas em torno de Pompeia e Herculano, que é, no entanto, apenas um mero fragmento do número real de vítimas.

Outras grandes erupções do Monte Vesúvio, foram registradas nos anos: 1660, 1682, 1694, 1698, 1707, 1737, 1760, 1767, 1779, 1794, 1822, 1834, 1839, 1850, 1855, 1861, 1868, 1872, 1906, 1926, 1929 e 1944.

9. 9. Monte Vesúvio, Itália (3500 mortes em dezembro de 1631)

<span class=

Monte Vesúvio sobre a baía de Nápoles, a Itália, detém o recorde de ser o único vulcão ativo da Europa que eclodiram nos últimos cem anos. Desde a época romana, o Vesúvio manteve sem erupção e veio novamente com intensidade variável. A erupção de 1631 foi particularmente destrutiva de uma natureza tão violenta que 3.500 habitantes e sua aldeia e assentamentos foram destruidos. Sua lava derretida formou riachos de água fervente que também contribuiu para agravar a devastatação.

8. 8. Galunggung, Indonésia (4.011 óbitos em 1882)

<span class=

Este é ainda outro dos mortais estratovulcões ativos da Indonésia, pertencente ao Anel de Fogo do Pacífico que eclodiu em West Java da Indonésia em 1882. As Dez Mil Colinas de Tasik Malaja na encosta sudeste do vulcão Galunggung são um assunto de especulação por geólogos ocidentais que têm desenvolvido diversas teorias para a sua formação.

7. Kelut, Indonésia (5.110 óbitos em 1919)

<span class=

Este vulcão localizado na East Java da Indonésia é famoso por quase 30 erupções explosivas que têm marcado a sua história desde 1000 dC As erupções ocorridas nos anos 1951, 1966 e 1990 eram coletivamente responsáveis pela morte de 250 pessoas. A erupção 1919 foi de uma magnitude que ultrapassou todos os últimos registros de destruição maciça, devido principalmente à sua furia que teve 5.110 vidas ceifadas

Levou vários anos desde a explosão 1919 para a construção do túnel na cratera Ampera para esvaziar a cratera e reduzir o risco de erupções. Muito recentemente, em 2007, Kelut vulcão30.000 pessoas que viviam próximo a ele para um lugar seguro. irrompeu novamente, mas desta vez, o governo indonésio, alertado pelos cientistas ,de antemão salvou o dia, removendo

6. Laki, Islândia (9.350 óbitos em 1783)

<span class=

Laki é o outro nome para o termo Lakagígar significando "Crateras da Laki" - um sistema de canyon Vulcão e Katla encontrado entre o Mýrdalsjökull e Vatnajokull geleiras Kirkjubæjarklaustur perto da cidade. Após a grande erupção de 934 dC, a história repetiu-se em 8 junho 1783, quando cerca de 14 km cubicos de basalto e lava espessa inundaram a planicie.

O flúor tóxico/ dióxido de enxofre-fumos saindo da cratera devastava a pecuária e levou a população local a condenação e fome. O veneno do pós-efeitos desta terrível erupções continuaram e foram sentidos em toda a Europa, sob a forma de "Laki haze". Brutais variações climáticas como seca e invernos rigorosos foram regulares ao longo dos anos que se seguiram.

5. Monte Unzen, Japão (14.300 óbitos em 1792)

Unzen sunset, breathtaking as always

Monte Unzen sobressai como um vulcão ativo, de entre um grupo de estratovulcões da cidade de Shimabara no Kyushu Island. O vulcão voltou a ficar ativo na última década e fluxos piroclásticos foram notificados mais tardar em 1991. No entanto, estes não são nada comparado com a erupção pós-1792 e o subsequente colapso de muitas cúpulas vulcânica incluindo a parte oriental da cúpula Mayuyama que ocasionou mortais maremotos. Os recentes testes estão sendo realizados pela vulcanologists para descobrir a possibilidade da repetição de tal tragédia.

4. Montar Ruiz, Colômbia (25.000 mortes, em Outubro de 1985)

Nevado del Ruiz, Colombia

O Andino estratovulcão Nevado del Ruiz Ruiz ou Monte está localizado no Departamento de Caldas da Colômbia que se insere no âmbito do "Anel de Fogo do Pacífico". Embora este cone vulcânico tinha sido ativo desde o início da época Pleistocena, a sua erupção em 1985 e os subsequentes foram fenomenais e suficiente para acabar com a própria existência de Armero. A catástrofe que mede 3 pontos no índice de explosões vulcanicas veio como um choque desde a sua inatividade a 150 anos.

No entanto, foi seguido por uma grande erupção como pré-emissão de fumarolas, bem como pós-erupção e atividades. O magma que saiu com a estudos e erupções foi encontrado para ser enriquecido em dióxido de enxofre. Mesmo agora, a ameaça de futuras erupções paira sobre a cidade de Manizales, situado perto do Ruiz.

3. Montar Pelee, Martinica (30.000 mortes em abril-maio 1902)

Mount Pelée

Ruins of St. Pierre, Martinique

Pelee é um dos maiores estratovolcão do mundo. Saint-Pierre-se era uma próspera e grande cidade do Caribe Frances até o azarado dia 25 abril de 1902, quando uma série de erupções explosivas anunciava a catástrofe iminente. Dentro de pouco tempo, as ruas de Saint-Pierre foram cobertos por camadas de cinzas vulcânicas.

Uma nuvem de fumaça preta escura chamado nuee Ardente tomou a cidade e fez muitas vítimas devido seu enorme calor. A magnitude do vulcânica culminou com a destruição que varreu Saint-Pierre e a aldeia de Morne Rouge, em 5 de Maio e matou 30.000 vidas. Apenas duas pessoas milagrosamente sobreviveram.

2. Krakatoa Volcanic Island, Indonésia (36.417 óbitos em Agosto de 1883)

Anak Krakatau (child of Krakatoa)

Esta famosoa ilha vulcânica está situada entre Sumatra e Java. A devastação causados pela série de erupções em 26 e 27 de agosto de 1883 teve a semelhança dos bombardeamentos nucleares em Hiroshima com igual impacto sonoro. Foi ouvido de tão longe como a Austrália e a Ilha Mauríci. A erupção que variaram até 6 pontos no Índice de erupções vulcânicas explosivas, causou o desaparecendo de dois terços da Ilha Krakatoa. A erupção foi foi seguida de tsunamis que envolveu a cidade de Merak e atingiu os navios que estavam na costa Sul Africana.

A mais pro0vavel é um fenômeno que ocorre nos subterrâneos que se misturas com magma para dar forma à imensa pressão. Os fluxos piroclásticos fatais destruiu assentamentos como Teluk Betung e Ketimbang em Sumatra e Sirik e Semarang, em Java.

No dia seguinte à erupção, esqueletos humanos foram encontrados em pedra-pomes e angadas flutuantes ao longo da costa leste da África. Para além dos tsunamis, camadas de cinzas quentes continuou a flutuar sobre a superfície do mar e criou pequenas ondas no Canal Inglês. Tremendas variações climáticas continuaram durante os anos seguintes .

1. Monte Tambora, na Indonésia (92.000 mortes no erupção abril 1815)

Tambora Volcano Crater

Está 4.300 m de altura, é um estratovulcão ativo localizado na ilha de Sumbawa Indonésia. Foi drenado o conteúdo da sua enorme magma em Abril de 1815 que estava acumuladas ao longo de séculos. O impacto desta colossal explosão vulcânica se fez sentir durante todo ano de 1816 com brutal mudanças climáticas, um mini-tsunami, chuva de cinzas vulcânicas e destruição de culturas agrícolas e pecuárias que causou uma fome duradoura no hemisfério norte.

Tambora tinham três vezes o tamanho de hoje, antes de 1815, quando eclodiu tendo um impulso para cima de 43 km na estratosfera. As finas partículas de cinzas vulcânicas que permaneceram na atmosfera proporcionaram fenômenos ópticos de cores vibrantes como o sol. Menores erupções continuaram indicando que Tambora continuou ativo.

www.neatorama.com

5 comentários:

  1. de muita valia as fotos e informações sobre estes vulcões .
    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Vulcões é a força mais destrutiva da natureza, são bem piores que os terremotos que terremotos que tem pela Asia e America do Norte e o Tsunami que destruiu as cidades na costa do Indico em 2004

    ResponderExcluir
  3. parabens! era isso mesmo q eu procurava!

    ResponderExcluir
  4. Olha, a ver se a raça humana se convence, ao admirar estas fotos, que nada vence a natureza, e que nós não somos nada.
    De momento, meados de Abril de 2010 o mundo parou por causa dum vulcão na Islandia!!! Tanto faz ter milhões como não ter. Tanto faz, tanto faz ter um Ferrari como um Fiat 500.Nós assim o quisemos assim vamos ter. Demos cabo da natureza. Se só vivessem na Terra animais de 4 patas aposto que estava tudo no sítio.

    ResponderExcluir
  5. me ajudou bastante ao meu trabalho ..obrigadoo

    ResponderExcluir