Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Um natal diferente - Natal Bizantino 06 de Janeiro

Os cristãos ortodoxos celebram a partir desta terça-feira, Dia dos Reis para os católicos, as festividades do Natal, com uma festa familiar recheada de iguarias naturais como o trigo cozido e o mel.

Seguindo o calendário juliano, ainda usado na Rússia e noutros países do Leste europeu, muitos imigrantes ucranianos, russos, arménios, georgianos, romenos, búlgaros, entre outras nacionalidades, comemoram em Portugal o nascimento de Jesus na quarta-feira.

Esta terça-feira, há a tradicional ceia, com comida típica mas sem gorduras, como o trigo cozido, a que depois é acrescentado o mel, refere a agência católica Ecclesia.

Em Portugal haverá celebrações promovidas pelas capelanias diocesanas de rito católico bizantino e nas Igrejas Ortodoxas dos Patriarcados de Moscovo (Rússia), Istambul (Turquia), Grécia e Bulgária.

O calendário juliano é um calendário solar criado em 45 AC pelo imperador romano Júlio César, tem um desfasamento de 13 dias em relação ao calendário gregoriano, hoje utilizado por grande parte dos países ocidentais.



IOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário